Deputados votam processo do impeachment de Dilma; assista ao vivo | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputados votam processo do impeachment de Dilma; assista ao vivo
Futuro da presidente do Brasil nas mãos de 513 deputados
Brasil e Mundo 16/04/2016 14h03 |


Por F5 News

Vinte e quatro anos depois, o Brasil está diante da possibilidade de encarar mais um processo de impeachment de presidente da República. Em 1992, quando o mais recente período democrático brasileiro tinha apenas sete anos, Fernando Collor foi afastado da Presidência após votações na Câmara e no Senado. De lá para cá, o país conseguiu a estabilidade econômica com o Plano Real de Fernando Henrique e promoveu avanços sociais no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Neste domingo, 17 de abril, os deputados terão de decidir pela continuidade ou não do processo de cassação do mandato de Dilma Rousseff (PT).

Após mais de dois dias de discussão pelo plenário da Casa, o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO), pela admissibilidade do impeachment, vai à votação aberta e cada um dos 513 deputados será chamado nominalmente para declarar sua posição. Para ser aprovado são necessários 342 votos favoráveis, ou dois terços da Casa. Confira aqui a ordem dos deputados sergipanos.

O pedido que está em análise pelos deputados foi feito em outubro do ano passado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr. e a advogada Janaína Pascoal. 

Em seu segundo mandato, Dilma Rousseff já fora reeleita na disputa mais apertada em segundo turno desde a volta das eleições diretas para presidente, em 1989. Desde que tomou posse, em 1º de janeiro de 2015, enfrentou questionamentos da oposição por conta das investigações da Operação Lava-Jato, que destrincha denúncias de corrupção na Petrobras. Também é cobrada pela base social e pelo PT, que reclamam da pauta de ajuste fiscal que, segundo a militância, tira direito dos trabalhadores.

Ela também é criticada por trabalhadores e empresários pela mais severa recessão econômica das últimas décadas. A previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país encolha quase 4% em 2016, colocando o país entre nações como Equador e Azerbaijão no quesito encolhimento da economia. Mas Dilma está sendo julgada por ter editado decretos orçamentários sem previsão de recursos em caixa e por atrasar repasses de verbas para os bancos públicos — as chamadas pedaladas fiscais.

*Com informações da Agência Brasil e Correio Braziliense

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Ronald Almeida / Secom PMA
16/09/2025  08h10 Prefeitura de Aracaju apresenta etapas da revisão do Plano Diretor
Durante a reunião foi apresentado o mapeamento de comunidades tradicionais que serão ouvidas
 Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
16/09/2025  08h00 PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada
Empresas clandestinas foram fiscalizadas nos últimos 7 anos
Redes Sociais
16/09/2025  07h59 Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade
Episódio ocorreu na manhã da última sexta-feira (12/9) com a filha de Edson Fachin. Ela foi chamada de “lixo comunista”
Freepik/ Ilustrativa
15/09/2025  12h30 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
Para ele, perda da prática pode resultar em retrocesso imensurável
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
15/09/2025  09h50 Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Foram 52 milhões de hectares entre os anos de 1985 e 2024

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado