Prefeitura prorroga adesão ao programa para quitação de débitos municipais
Contribuintes da capital tem até 30 de novembro para aderir ao programa que oferece acesso a descontos de até 100% em juros e multas, além da possibilidade de parcelamento em até 120 vezes Economia | Por Agência Aracaju 17/09/2025 13h35 |A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), prorrogou até o dia 30 de novembro de 2025 o prazo para adesão ao Programa de Organização de Débitos (PODE). A decisão atende às demandas da população e ampliando o período para que os aracajuanos possam regularizar suas pendências com condições especiais.
Com a prorrogação, os contribuintes continuam tendo acesso a descontos de até 100% em juros e multas, além da possibilidade de parcelamento em até 120 vezes, incluindo a entrada.
Para o secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago, a prorrogação é uma medida que demonstra sensibilidade às necessidades da população e transparência na gestão fiscal. “A Prefeitura de Aracaju reafirma seu compromisso com os aracajuanos ao estender o prazo do PODE. É uma oportunidade para que mais contribuintes possam negociar suas dívidas e ficarem em dia com o município. Nosso papel é dar condições acessíveis e respeitar a confiança da sociedade, sempre prestando contas de forma clara, não apenas ao Legislativo, mas a toda a população”, destacou o secretário.
Já a coordenadora do Departamento de Atendimento ao Contribuinte (DAC), Maria Lillia, destacou a importância do contato direto com a população. “Ampliar o prazo significa também ampliar o diálogo. No atendimento presencial, percebemos a satisfação do contribuinte em ter a chance de regularizar sua situação de forma facilitada. Nossa equipe segue preparada para oferecer orientação e acolhimento, garantindo um atendimento humanizado”, afirmou Maria Lillia.
O Auditor de Tributos Fiscais e diretor do Departamento de Gestão e Inadimplência (DGI), Ademir Desterro, ressaltou o impacto positivo do programa para o equilíbrio fiscal do município e para os próprios contribuintes. “O PODE tem um papel fundamental de recuperar receitas importantes para o município. Com essa prorrogação, damos mais uma oportunidade para que todos possam negociar com segurança, tranquilidade e benefícios significativos”, destacou Ademir.
A Semfaz reforça que o atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Secretaria, localizada na Praça General Valadão, nº 341, Centro. Para informações e orientações, os contribuintes podem entrar em contato pelo telefone 3179-1100. No entanto, a adesão ao PODE só pode ser formalizada presencialmente ou pelo Portal do Contribuinte.





