Especialista alerta sobre consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Carnaval
Brasil e Mundo 09/02/2018 11h19 |A festa mais quente do ano já invadiu todo Estado e, além de muita descontração, beijo na boca e hits super agitados, infelizmente, durante o período do carnaval muitos foliões costumam abusar no consumo de bebidas alcoólicas. O que muitas pessoas não sabem é que esse excesso pode resultar em doenças sérias, como o surgimento de arritmia cardíaca segundo explica a cardiologista, Thais Vieira.
“Durante o período do Carnaval casos de arritmia cardíaca tendem a aumentar devido à associação do álcool e bebidas energéticas. O consumo dessas bebidas em excesso, funciona no organismo, como um verdadeiro catalizador para a geração de arritmias, como a supraventricular e ventriculares e a fibrilação atrial”, comenta a especialista, afirmando que a patologia trata-se de alterações do ritmo cardíaco, que podem causar aceleramento dos batimentos.
Sobre a arritmia supraventricular a cardiologista explica que ela atinge parte superior do coração (átrios) e são consideradas taquicardias, ou seja, frequências cardíacas aceleradas. “Já as ventriculares são aquelas iniciadas na parte inferior do coração (ventrículos). Essas alterações tendem a ser mais perigosas e comumente estão relacionadas à problemas cardíacos”, diz Thais.
Em relação à fibriliação atrial, a especialista comenta que ela é o tipo mais comum de arritmia onde não chega a apresentar riscos de morte. “Entretanto, é importante destacar que as pessoas que sofrem com a patologia têm maiores riscos de ter um derrame. Então, todo cuidado é primordial na hora de brincar no Carnaval”, afirma Thais Vieira.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas para o coração, principalmente durante o período do carnaval, pode provocar ainda a chamada Holiday Hearth Syndrome, ou Síndrome Cardíaca de Feriado.
Como a festa é um período onde as altas temperaturas estão elevadas, devido ao verão, o calor também é outro fator que pode ocasionar o risco de evento cardíaco, incluindo a morte súbita cardíaca e o infarto. De acordo com Thais, isso acontece por causa da desidratação e da falta de componentes como o potássio e o sódio no organismo.
A doutora recomenda ainda que durante o Carnaval as pessoas procurem beber bastante água. “Além de evitar a desidratação, para cada copo de álcool ingerido, deve-se tomar, o dobro de água. Outra recomendação é que caso alguém sinta algum tipo de desconforto, como coração acelerado, sudorese, mal-estar intenso e fraqueza, procurem, de imediato, assistência médica. É necessário fazer eletrocardiograma e verificar a pressão e a frequência cardíaca, para confirmar o diagnóstico da arritmia. Desse modo, as pessoas poderão curtir o carnaval com alegria e saúde”, aconselha.
Sobre a arritmia cardíaca
A arritmia cardíaca pode atingir pessoas de qualquer sexo e faixa etária. Segundo a cardiologista da Santa Helena seus principais sintomas são: palpitações, fadiga, tontura, palidez, falta de ar, batimentos acelerados ou lentos, dor no peito, visão turva, suor em excesso, sudorese e desmaio.
Fonte: Assessoria de Imprensa


O país teve, em 2024, 5,1 milhões de alunos de graduação em EaD

Decisão foi publicada pelo Departamento do Tesouro americano

Na Assembleia Geral da ONU, outros países também pretendem reconhecer formalmente o Estado da Palestina

Além de favorecer a eliminação de gordura no fígado, chá feito com planta pode melhorar a saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico

Pesquisa nacional mostra alta prevalência de ansiedade, depressão e burnout entre profissionais da medicina