Mais de 70% dos pequenos empresários usam redes sociais e aplicativos | F5 News - Sergipe Atualizado

tecnologia
Mais de 70% dos pequenos empresários usam redes sociais e aplicativos
WhatsApp e Facebook são as ferramentas mais utilizadas nos negócios
Brasil e Mundo | Por Agência Brasil 21/07/2018 09h57 |


Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) constatou que, nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil investiram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, em especial nas redes sociais. Pelos dados, 72% utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% mantêm perfil no Facebook.

O estudo “Transformação Digital nas MPE” analisou a informatização das micro e pequenas empresas, no período de abril a junho deste ano, e fez 6.022 entrevistas em todo país, por porte e setor da empresa, sexo, faixa etária e escolaridade.

A pesquisa avaliou como o setor está envolvido no processo de mudança para a era digital, confirmando o crescimento do grau de informatização das empresas de micro e pequeno porte. Para 51% dos entrevistados, as vendas pela internet e redes sociais vão avançar mais do que as vendas tradicionais, nos próximos cinco anos.

A rede social Facebook e o aplicativo WhatsApp são as ferramentas mais usadas pelas micro e pequenas empresas na divulgação de produtos e serviços. Estes instrumentos também são utilizados para o relacionamento com os clientes.

Essenciais

Para a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, o estudo mostra como as tecnologias digitais são essenciais nas atividades comerciais e nos negócios. “Vivemos numa era em que as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico, utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo momento”, disse.

A proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPE, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial no caso do WhatsApp e do Facebook.

A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente “on-line” (59%) e fazer vendas (43%).

O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).

Comparação

Na comparação com o último estudo do Sebrae, de 2015, o uso de computadores nas empresas passou de 56% para 57% no caso dos microempreendedores individuais, de 83% para 89% nas micro empresas e de 94% para 97% nas empresas de pequeno porte.

Atualmente, 73% dos microempreendedores individuais, 91% das micro empresas e 99% dos empresários das empresas de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
José Cruz/Agência Brasil
23/09/2025  20h55 SUS libera mamografia a partir dos 40 anos para ampliar diagnóstico precoce
Medida anunciada por Alexandre Padilha amplia acesso e eleva limite para 74 anos
Tania Rego/ABR
23/09/2025  20h47 Ministério da Saúde reafirma que paracetamol não causa autismo
Nota combate desinformação promovida por Donald Trump nos EUA
ONU
23/09/2025  13h56 “Eu e Lula tivemos química excelente”, diz Trump na ONU
Presidente norte-americano foi o segundo a discursar, logo após o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva
Agência Brasil
23/09/2025  09h23 Brasil apresenta soluções de financiamento climático em Nova York
Um dos mecanismos é um fundo para conservação de florestas tropicais
Reprodução/Freepik
22/09/2025  15h42 Brasil já tem mais alunos em graduação Ead do que em aulas presenciais
O país teve, em 2024, 5,1 milhões de alunos de graduação em EaD

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado