20 estudantes sergipanos vão para a Austrália e Irlanda em intercâmbio
Alunos da rede pública estadual viverão um mês de imersão cultural e educacional Cotidiano | Por Agência Sergipe 24/09/2025 15h41 |Viver uma nova cultura, aprender um idioma e criar memórias para a vida inteira fazem parte da experiência que aguarda os últimos 20 estudantes selecionados no programa Sergipe no Mundo 2025. O grupo vai embarcar para Camberra, na Austrália, e Cork, na Irlanda, para um mês de imersão cultural e educacional. A concentração será no Aeroporto Internacional de Aracaju, às 7h30, da próxima sexta-feira (26). O primeiro voo, com destino a Camberra, decola às 8h30, e o segundo, para Cork, às 12h40.
Para muitos estudantes, esse é o momento mais aguardado. “Eles acompanharam de perto os embarques de 80 colegas que já participaram do programa, por meio das redes sociais da Seed, e essa experiência desperta ainda mais a ansiedade e o entusiasmo. A expectativa é enorme, especialmente porque estamos estreando na Oceania, na Austrália, e tudo é novidade”, destaca a gestora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, que coordena o ‘Sergipe no Mundo’.
O estudante Matheus Matos Oliveira, 17 anos, do Centro de Excelência Cleonice Soares Fonseca, em Boquim, município do sul sergipano, embarca para Cork e descreve a espera pelo intercâmbio. “Minhas expectativas para a Irlanda são altíssimas. É aquela ansiedade de pré-viagem, de conhecer uma nova cultura, um povo diferente, a comida local, os pontos turísticos e minha host family. Minha família me apoia muito, porque é um sonho antigo que agora vai se realizar”, comenta.
Já a aluna Maria Clara Ribeiro Menezes, 16 anos, do Colégio Estadual Sílvio Romero, no município de Lagarto, centro sul do estado, embarca para Camberra e relata uma mistura de emoções. “Não sei exatamente o que estou sentindo; é uma mistura de medo e ansiedade. Ir para outro país com essa idade e sem custos é algo que eu jamais imaginaria. O Governo de Sergipe está tornando isso possível a uma centena de alunos e isso é digno de elogios. Eu posso agradecer”, acrescenta.
Sua mãe, Dulcilene Ribeiro dos Santos, também reforça a alegria e a confiança na organização do programa. “Ela [Maria Clara] tinha esse sonho há muito tempo. Espero que seja uma viagem tranquila e que tudo dê certo. O acolhimento da equipe e dos professores foi excelente. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos por proporcionar a realização deste sonho”, afirma.
Experiência transformadora
O ‘Sergipe no Mundo’ é mais do que aprendizado de idiomas. A iniciativa proporciona imersão cultural, desenvolvimento de independência, autoconfiança e habilidades sociais, além de criar memórias e laços duradouros. A interação com host families (famílias anfitriãs) e escolas estrangeiras permite aos alunos vivenciarem diferentes costumes, valores e modos de aprendizado, fortalecendo a convivência intercultural e a responsabilidade social.
“O programa demonstra que investir na juventude e em experiências internacionais é um caminho eficaz para preparar cidadãos críticos, resilientes e conectados com o mundo. A iniciativa transforma trajetórias e fortalece a educação pública de Sergipe”, afirma Eliane Passos.
‘Sergipe no Mundo’
O Programa Sergipe no Mundo, criado pelo Governo do Estado por meio da Seed (Leis nº 9.040/2022 e nº 9.060/2025), é a principal política de internacionalização da educação pública estadual. Voltado para alunos do ensino médio entre 14 e 17 anos de idade, oferece intercâmbio em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Espanha, França e, agora, Austrália, com todas as despesas custeadas pelo Governo.
Além da vivência cultural, o programa garante suporte completo: kit de viagem com mala, mochila, roupas, diário de bordo e celular, além de passaporte, visto, bolsa de manutenção, acompanhamento psicossocial pelo programa Acolher e matrícula automática nos cursos do Centro Estadual de Idiomas ao retornarem.
Em 2025, a segunda edição do programa dobrou o número de vagas, beneficiando 100 estudantes e ampliando os destinos para sete países, consolidando-se como uma iniciativa estratégica para a formação integral dos jovens sergipanos.





