Acese e SMTT discutem desenvolvimento da mobilidade no centro de Aracaju
Na ocasião, o superintendente se mostrou disposto à execução de algumas das medidas propostas Cotidiano 28/11/2023 17h31 |Na tarde da última segunda- feira, dia 27, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Maurício Vasconcelos, acompanhado dos diretores da associação, Carlos André Barreto, Fábio Andrade e Lucas Lima, esteve em reunião com o superintendente de Transporte e Trânsito (SMTT), Renato Telles, para discussões em prol do desenvolvimento comercial e de mobilidade urbana na região do Centro de Aracaju.
Durante a conversa, pautas como o retorno do Estacionamento Rotativo, a adição de novos equipamentos de mobilidade, através de parceria público e privada (PPP), para a redução do acúmulo de veículos na região, por tempo limitado foram discutidas. Assim, caso executadas, as propostas permitirão um maior fluxo de pessoas e da economia local, com mais clientes ao comércio do centro.
Também se falou sobre o retorno das placas de indicação de vagas de carga e descarga e a normatização do acesso de veículos de carga nos calçadões.
Segundo o superintendente Renato Telles, a reunião foi positiva e confirma a aplicação de algumas das medidas já a curto prazo, como a sinalização das vagas de carga e descarga, enquanto outras a médio prazo, como o Estacionamento Rotativo:
"É sempre bom quando tem uma instituição como a Acese que vem para construir, para dialogar, para propor e para ouvir, também. Trocar essas informações e ideias, trazer angústias e anseios para que a gente possa construir de forma coletiva, conjunta, com o diálogo. Então, vejo de forma positiva, para a gente conseguir atender esses anseios e fazer, de novo, o Centro ser forte!", informa.
Sobre o Estacionamento Rotativo, o superintendente vê com bons olhos e trabalhará para executar a proposta para o médio prazo, ainda na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, e cita exemplos positivos de outras cidades, que inspirarão a aplicação do projeto:
"Em relação ao Estacionamento Rotativo, é um processo de construção que vamos iniciar ao ver melhores práticas em [outras] cidades. Estive agora, conversando com o pessoal que faz, e fez, recentemente, em Porto Alegre. Tenho práticas interessantes lá, por exemplo. As próprias cidades de Maceió e Salvador são experiências próximas positivas, para a gente construir esse edital e lançar solicitação para alguma empresa ganhar e assumir esse Estacionamento Rotativo, em Aracaju", conclui.
Segundo o presidente da associação, a área de atuação das medidas corresponde, principalmente, nos arredores da Rua José do Prado Franco e objetiva promover a melhora da mobilidade urbana que prejudica tanto os lojistas, quanto os transeuntes e valoriza a importância desse diálogo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT):
"O interessante é a gente trocar essas ideias, porque envolve as ideias do pessoal da parte técnica e as ideias de quem está na outra ponta, de quem vê, no dia a dia, como as coisas funcionam. Muitas vezes, a ideia que a gente traz, ele, com o seu argumento técnico, nos convence que não é possível e vice-versa. Então eu acho que o diálogo é a melhor forma para a gente encontrar soluções para os problemas da cidade", afirma.
Fonte: Acese.





