Agentes socioeducativos entram em greve por tempo indeterminado
Eles querem melhorias nas condições de trabalho Cotidiano 18/09/2012 09h51 |Por Marcio Rocha
Buscando melhorias nas condições de trabalho, os agentes socioeducadores da Fundação Renascer entraram em greve por tempo indeterminado, na manhã desta terça-feira (18). Os trabalhadores reivindicam aumento salarial e querem também um melhor desenvolvimento das ações da entidade, além de correções em inconsistências na diretoria da Fundação Renascer.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducadores de Sergipe, Sidney Guarany, existem vários motivos para os trabalhadores cruzarem os braços. “Tem gente que recebe sem trabalhar aqui pela Fundação e mora no Tocantins. O que uma pessoa faz pela entidade em outro estado? As condições de trabalho são insalubres para os agentes e vivemos num barril de pólvora. As rebeliões dos agentes são constantes, nós ficamos sem segurança nenhuma e colocamos nossas vidas em risco.”, afirmou Sidney.
De acordo com os grevistas, existem casos de agentes que quebraram os dois braços após ataques dos internos da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), realizarem rebeliões e tentativas de fuga. “A Usip de Aracaju é um modelo a não ser seguido pelo Brasil. As vidas dos trabalhadores são colocadas em perigo e trabalhamos desprotegidos por um salário inadequado para a categoria”, comentou o vice-presidente.
A greve dos agentes não tem previsão para acabar, mas o sindicato concordou em manter o efetivo mínimo de 50% dos trabalhadores para evitar transtornos nas unidades de internação fechada e de semi-internato.
Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar estão de prontidão na Usip para agir em caso de haver alguma crise dentro da unidade. De acordo com o oficial que está encarregado da equipe, os internos estão sob controle dos agentes. Entretanto, os militares farão intervenção, caso sejam solicitados.
Imagem: Marcio Rocha


Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo

Cadastro presencial acontece nesta na segunda e terça, das 8h às 13h, na sede da Funcap, em Aracaju