Animale deverá indenizar ex-secretária de ministério vítima de racismo
Grife terá de indenizar por danos morais Rita Cristina de Oliveira e a mãe por caso ocorrido em Curitiba em 2018, em uma loja da marca Cotidiano | Por Metrópoles 29/03/2025 16h00 |A Animale terá que pagar indenização a duas mulheres negras vítimas de racismo em uma loja da marca em Curitiba (PR), em 19 de maio de 2018. Uma delas é Rita Cristina de Oliveira, ex-secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos em 2023 e 2024.
Para o juiz Lucas Cavalcanti da Silva, da 12ª Vara Cível de Curitiba, houve ato de racismo no caso. Por isso, cada uma delas — além de Rita, a decisão inclui sua mãe, Glória Maria da Costa Santiago de Oliveira — receberá R$ 30 mil da grife, por danos morais, com correção da inflação e de juros moratórios legais a partir da data do ocorrido.
Como foi o caso
Na ocasião, conforme relato publicado por Rita no Instagram, ela havia ido comprar um casaco com a mãe em uma loja da grife – focada em moda feminina, com vestuário, acessórios, calçados e joias – em um shopping da capital paranaense. Após provar algumas bijuterias, elas se dirigiram ao caixa para realizar o pagamento, quando foram obrigadas a mostrar as bolsas a um gerente.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.





