Após 30 anos de fundação conjunto Augusto Franco apresenta mudanças | F5 News - Sergipe Atualizado

Após 30 anos de fundação conjunto Augusto Franco apresenta mudanças
Cotidiano 07/05/2012 12h24 |


Por Adriana Meneses

O conjunto Augusto Franco, localizado na Zona Sul de Aracaju, é um considerado um dos núcleos habitacionais mais populosos da capital. Com mais de 70 mil habitantes, o local tem uma população igual à de grandes cidades do estado como Lagarto e Itabaiana, fazendo da comunidade, na visão de seus moradores e freqüentadores um dos locais que mais se desenvolveram em Aracaju nos últimos anos.

Após 30 anos de sua fundação, o conjunto Augusto Franco já não apresenta as mesmas características da sua fundação. A maioria das casas já passou por grandes reformas, as ruas são asfaltadas, o comércio se mostra presente a cada esquina, e grandes obras foram construídas para o desenvolvimento da comunidade. Essas são apenas algumas mudanças percebidas por alguns dos mais antigos moradores do conjunto ao longo dos 30 anos de inauguração.

“Quando cheguei aqui, há 30 anos, só tinha areia e matagal”, recorda o funcionário público Ineudo Vieira (foto). Ele conta que foi um dos primeiros moradores do conjunto, presenciando o verdadeiro início de uma comunidade, onde existiam ruas de areia, casas sem muros e pouca pavimentação. Para Ineudo muita coisa mudou, e o tempo só fez do Augusto Franco o lugar ideal para se viver. “Eu conheço todo mundo aqui. Quando cheguei não tinha nada, hoje temos posto de saúde 24h, comércio e escolas. Não pretendo nunca sair daqui, pois encontrei o local ideal para se viver”, observou.

 

Com uma farmácia funcionando há 25 anos na comunidade, o farmacêutico Iolando Moura(foto), vê os 30 anos de fundação do conjunto Augusto Franco como uma conquista não só para ele como empresário, mas também para todos os moradores. “Aqui é praticamente uma cidade. Temos bancos, supermercados e um grande comércio. Nem lembra a época que cheguei aqui e abri a minha farmácia que foi a segunda da comunidade”, lembrou.

 

Já o poeta Antonio da Silva (foto) lembra as grandes obras construídas no conjunto, como a igreja católica, a casa de show Gonzagão, o complexo do Sesi, e a recém inaugurada Praça da Juventude. Para ele são 30 anos de boas lembranças e progresso. “Lembro quando tínhamos os festivais de músicas e poesias. Fui ainda garoto para a inauguração da igreja e do Gonzagão. Não tínhamos onde praticar esportes, fizeram o ginásio do Sesi e agora temos a Praça da Juventude. As lembranças daquele são boas, mas o progresso da comunidade faz desse local um ótimo local para morar”, recordou.

 

Comemorações

Para comemorar os 30 anos de fundação do conjunto Augusto Franco, será realizada no próximo dia (26), às 7h, a Caminhada da Esperança, promovida pela Casa Cultural Careca e Camaradas.

A concentração do evento será na Praça da Juventude e percorrera as principais ruas do conjunto. Os participantes poderão participar de sorteios e brincadeiras, além saborear um bolo de 30 metros que será confeccionando com a colaboração de alguns comerciantes da comunidade.  

 

Mais Notícias de Cotidiano
Deso
14/09/2025  19h11 PMA e Governo articulam ações conjuntas após novo rompimento da adutora
Gestões municipal e estadual unem esforços para minimizar impactos da falta de água em Aracaju
Semed
14/09/2025  18h15 Aulas da rede municipal de Aracaju seguem normalizadas apesar da falta d’água
Semed adota medidas emergenciais e monitora situação para evitar prejuízo ao calendário
ASN
14/09/2025  18h01 Nova ruptura atinge Adutora do São Francisco em Capela
Comitê de Crise acompanha situação; equipes da Deso trabalham em reparo
 Foto: Lillian Fiamma/ Agência Sergipe
14/09/2025  18h00 Detran/SE permite cadastro digital de procurador em processos de CNH
Procuração digital oferece mais comodidade e contribui para modernização e eficiência do serviço público
Jefferson Rudy/Agência Senado
14/09/2025  17h02 Falta de água: Deso conclui manutenção na Adutora do São Francisco
Abastecimento de Aracaju, Socorro e Barra dos Coqueiros começa a ser retomado e deve estar normalizado até segunda-feira (15)

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado