Aquabike une exercícios da natação, hidroginástica, jump e spinning | F5 News - Sergipe Atualizado

Aquabike une exercícios da natação, hidroginástica, jump e spinning
Atividade chegou a Sergipe há quatro meses e conquista adeptos
Cotidiano 02/03/2013 17h00 |


Por Sílvio Oliveira

Enquanto os movimentos dos braços acompanham a música em um bom volume, as pernas pedalam. O professor de educação física manda aumentar a intensidade, depois repetir o movimento de remada e vários outros movimentos, sempre em um ritmo compassado com as pedaladas. O aparelho utilizado na aula parece uma bicicleta, mas não tem selim e fica preso à borda de uma piscina. Todos os movimentos são feitos dentro da água. Essa nova modalidade, que chega as academias do país, também invadiu Aracaju e chama-se aquabike.

Para completar a atividade, uma mini-cama também é afixada no fundo da piscina. As aulas de aquabike são associadas ao jump e ao spinning, duas modalidades com alto poder de queima de calorias. As aulas acontecem três vezes por semana, têm duração de 45 minutos, e são consideradas de baixo impacto.

O professor da academia Ana Fontes, Aelton Lagoa (foto ao lado), afirma que há mais intensidade dos movimentos no aquabike por conta da pressão da água. “Traz mais benefícios do que as modalidades convencionais por conta da pressão homeostática. Simula movimentos de braço da natação, da hidroginástica, do remo, enquanto que as pernas continuam pedalando. Também utilizo palhetas e vários outros acessórios”, afirma.

Robson Ribeiro (foto abaixo), um dos praticantes, sentiu-se interessado em fazer aquabike por conta de uma rede de TV que mostrou o ex-jogador Ronaldo em um programa de perda de peso. “Perdi 18kg em dois meses de prática, associado à dieta e a muita vontade”, diz Ribeiro, que pesava 165kg antes da opção pela prática.

Indicação e restrições

Além de trabalhar a perda calórica, o aquabike é indicado para quem quer melhorar o condicionamento físico, permitindo ao praticante desenvolver sua capacidade aeróbica e anaeróbica, força e resistência muscular de membros inferiores.

Há restrições para pessoas que tenham problemas crônicos de joelho e da região lombar. Também deve ser observada a altura do praticante, já que a água da piscina deve chegar à altura do peito.

Rosana Cardoso (foto abaixo) há duas semanas pratica aquabike, motivada por um parente que frequentava as aulas e despertou sua curiosidade. “O médico me recomendou fazer uma atividade física. Conheci e gostei, porque relaxa. Tenho uma boa noite de sono”, disse.

Fotos: Sílvio Oliveira

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SSP
23/09/2025  18h24 Homem é preso em Aracaju com 30Kg de drogas prontas para a venda
Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região
SES/Reprodução
23/09/2025  17h56 Sergipe é pioneiro na capacitação para implantação de método contraceptivo
Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros
Sintese
23/09/2025  16h51 Samuel Carvalho reage a protesto do Sintese e chama ato de “desrespeito”
Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  16h38 Aracaju terá nova faculdade de Direito com foco em áreas emergentes
IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  14h37 Idoso de 87 anos é indiciado por zoofilia em Aracaju após vídeo
Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado