Aracaju registra acumulado de 537 mm de chuva em maio
De acordo com a Defesa Civil Municipal, foram atendidas 283 ocorrências Cotidiano | Por F5 News 02/06/2023 19h00 |O período chuvoso já é esperado em todos os anos no mês de maio em Aracaju, mas em 2023, o volume de chuvas acumulado na capital sergipana foi de 537,3 milímetros (mm), quase o dobro da média histórica, de 274 mm.
De acordo com a Defesa Civil de Aracaju, foram atendidas 283 ocorrências ao longo do mês, das quais 78 foram registradas apenas no dia 23.
No que se refere aos tipos de ocorrências, 51,6% estavam relacionadas à avaliação de risco estrutural. Para alagamentos, foram computados 23,76% das solicitações. O órgão prestou atendimento a 17 ocorrências de colapso estrutural, sem registro de vítimas. Nesse mesmo período, foram realizadas 31 interdições totais ou parciais de imóveis.
O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que as equipes atuaram com efetividade para atendimento das demandas.
“Tivemos um registro expressivo de acumulado de chuva, o que resultou em um grande número de ocorrências relacionadas, em especial, aos riscos estruturais e à necessidade de ampliação de monitoramento nas áreas de encostas de morros, em razão do risco de deslizamento de terra. Essas últimas, mais concentradas na zona Norte da capital, nos bairros Porto Dantas, Cidade Nova, Lamarão, Santo Antônio e Bairro América”, pontua.
Junho
Ainda de acordo com a Defesa Civil do município, para o mês de junho, há expectativa de incidência de chuva com características similares às do mês de maio, porém, com menor intensidade. Nos dois primeiros dias do mês de junho, o volume é de 28 mm, com maior incidência no bairro Robalo.
”Aguardamos menor volume de precipitações, em relação ao mês de maio. Permanecemos monitorando, cotidianamente, as atualizações dos centros especializados em meteorologia, para adotar as medidas que sejam necessárias à redução de transtornos à população”, indicou o tenente-coronel Silvio Prado.
