Aumento na tarifa de ônibus em Aracaju é considerado excessivo
Setransp envia à Prefeitura proposta de reajuste de 11% Cotidiano 30/01/2013 18h30 |Por Adriana Meneses
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) enviou à Prefeitura Municipal de Aracaju uma proposta para o reajuste na tarifa do transporte público da capital em 11%, o que elevaria o valor da passagem de R$ 2,25 para R$ 2,52.
O Setransp alega que esse percentual está baseado na defasagem da tarifa, principalmente pela não concessão de reajuste no ano passado, por parte da gestão municipal anterior. A proposta entregue pela Setransp será analisada pelo prefeito João Alves Filho, que pode deferir ou não o aumento.
Mas o que pensa a população, a parte realmente afetada por esse reajuste? Será que o transporte público na capital é aprovado pelos aracajuanos em termos de estrutura física? O aumento no preço da passagem é justo tendo em vista o serviço prestado? F5 News foi às ruas colher algumas opiniões sobre o tema.
Para a babá Nilza dos Santos (foto principal), o reajuste da tarifa do transporte público é "um absurdo". A precariedade da estrutura dos veículos é o maior problema. “Estou cansada de ter que pagar para me deslocar nesses ônibus em péssimas condições. Eles deveriam pensar em oferecer um transporte de melhor qualidade para a população, mas só pensam em reajuste”, disse.
A mesma opinião sobre o estado dos ônibus que circulam pela capital sergipana tem o estudante José Rodrigo (foto ao lado), que precisa do transporte público pelo menos seis vezes ao dia. “É uma lataria. E ainda querem aumentar passagem? É impressionante a cara de pau desses gestores que oferecem um péssimo serviço para a população e ainda querem ganhar em cima disso. Quem sofre é o povo”, afirmou.
“Quem conhece outras cidades sabe que o nosso transporte é péssimo”, afirma o professor Maurício Santos (foto ao lado), que já se mostra inconformado com o possível reajuste da passagem. Ele visitou diversas cidades brasileiras e diz ter constatado que Aracaju tem um transporte público de péssima qualidade. “É um absurdo querer aumentar a passagem quando se é oferecido um serviço escasso, sem boas condições de higiene e segurança. É muita falta de respeito para com o cidadão”, salientou.
“Um dia desses encontrei uma barata no piso do ônibus”, disse, revoltada, a universitária Laiana Santos (foto ao lado). Ela acredita que para justificar um reajuste na tarifa seria necessário um comprometimento dos empresários das empresas de transporte público de Aracaju em oferecer mais conforto aos que hoje, na visão dela, pagam por um serviço muito ruim. “Quase sento em uma barata. Os empresários não estão nem aí para o que nós que usamos o transporte público passamos. Ônibus sujos, com insetos, portas caindo, piso com buracos, bancos soltos e ainda querem aumento, é revoltante”, afirmou.


Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda

Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping