Avanço do mar leva Praia do Viral, em Aracaju, a risco de desaparecer | F5 News - Sergipe Atualizado

Meio ambiente
Avanço do mar leva Praia do Viral, em Aracaju, a risco de desaparecer
Dos 147km do litoral de Sergipe, 68 apresentam erosão intensa ou moderada
Cotidiano | Por F5 News 20/09/2023 11h16 - Atualizado em 21/09/2023 08h31 |


Por conta da erosão costeira que está ocasionando o rompimento da barra arenosa, a Praia do Viral, localizada na Zona de Expansão de Aracaju, tem a tendência de desaparecer nos próximos anos. A informação consta no Panorama de Estabilidade Geológica do Litoral Sergipano. 

Os primeiros resultados do estudo foram apresentados pelo geocientista Júlio César Vieira, pesquisador do Laboratório Progeologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nessa terça-feira (19). 

Segundo o pesquisador, a questão ambiental atinge diversos pontos da costa litorânea do estado. “Podemos citar a erosão acentuada nos municípios de Brejo Grande e Itaporanga D’Ajuda. No primeiro caso, observa-se uma acentuada linha erosiva, cerca de 6km abaixo da Foz do Rio São Francisco, neste ponto o mar avançou entre 50 e 100 metros nos últimos oito anos", diz.

"No segundo caso, observa-se a forte erosão do litoral norte de Itaporanga D’Ajuda, com o mar avançando cerca de 8m a 10m por ano. A área desta erosão também alcança Aracaju, onde o lugar conhecido como Praia do Viral foi drasticamente diminuído, chegando ao rompimento da sua barra arenosa. A tendência para a Praia do Viral, um local que virou ponto turístico, é o seu completo desaparecimento”, destacou o geocientista.

Para ele, o avanço do mar pode estabilizar ou reduzir a sua aceleração, mas o que foi perdido em linhas de litoral dificilmente vai ser regenerado. “Dos 147km do litoral de Sergipe, 68 observam erosão na sua forma intensa ou moderada. É urgente e necessário que ocorram mudanças de paradigmas na gestão costeira do estado, para que os problemas observados não se agravem e possam causar severos danos sociais, econômicos e ambientais”, alertou Júlio César.

De acordo com o pesquisador,  o objetivo do Panorama de Estabilidade Geológica do Litoral Sergipano é chamar a atenção dos órgãos públicos diretamente envolvidos com a temática de erosão costeira. 

“Na sua forma e extensão, Sergipe é atualmente o único estado do Brasil a ter todo o seu litoral sob monitoramento sistemático e de longo prazo. Foram apresentados aos órgãos presentes a metodologia da pesquisa, seus preceitos e fundamentos, bem como casos específicos que mais chamaram a atenção da equipe durante este primeiro período”, pontuou.

Com informações da UFS

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
 Ascom Fundat
08/10/2025  08h19 Fundat disponibiliza novas vagas de emprego em Aracaju; confira
SSP/SE
08/10/2025  08h19 Polícia Civil recupera veículos roubados e prende suspeito de tráfico
Agencia Aracaju
08/10/2025  06h00 Parque da Sementeira fecha até sexta para concluir revitalização
Andre Moreira/Arquivo ASN
08/10/2025  05h00 Céu nublado e chuvas isoladas marcam a quarta-feira (8) em Aracaju
Abrablin
07/10/2025  17h30 Justiça mantém contrato de carro blindado da prefeita de Aracaju, diz Prefeitura

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado