Bairros Cidade Nova, Capucho e Dom Luciano estão em situação de alerta para o Aedes aegypti
Vigilância intensificada e ações de combate à proliferação do mosquito seguem em Aracaju após índices elevados de infestação Cotidiano | Por F5 News 28/03/2025 17h03 |Os bairros Cidade Nova, Capucho e Dom Luciano estão sendo alvo de uma vigilância intensificada no combate ao mosquito Aedes aegypti, após apresentarem indicadores elevados no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de março de 2025.
Apesar de Aracaju manter o índice de infestação em 1,4, considerado dentro do risco médio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que que têm direcionado esforços para controlar a proliferação do mosquito nestes pontos críticos.
Ações de prevenção e controle seguem em andamento em toda a cidade, com destaque para a realização de mais de 122 mil visitas domiciliares e a aplicação de fumacê costal em aproximadamente 22 mil imóveis.
O Aedes aegypti, destacou que os focos de criadouros mais comuns seguem sendo os depósitos de água ao nível do solo, como tonéis e lavanderias, que somam 61,7% dos focos encontrados.
Embora apenas três bairros estejam com índices mais altos de infestação, o trabalho continua sendo coletivo e a vigilância permanece ativa. A meta é manter a redução dos casos de arboviroses, que caíram 72,97% em comparação ao mesmo período de 2024.





