Bebê nascida após morte encefálica da mãe morre em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Bebê nascida após morte encefálica da mãe morre em Aracaju
Não resistiu às complicações da prematuridade extrema e faleceu no dia 21 de maio
Cotidiano | Por F5 News 03/06/2024 17h40 |


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta terça-feira (3) com pesar o falecimento da bebê nascida da paciente que teve morte encefálica declarada no dia 17 de abril. A bebê, que veio ao mundo no dia 8 de maio após um parto inédito no estado, faleceu no dia 21 de maio em decorrência de complicações inerentes à prematuridade extrema.

A jovem, com apenas 20 anos e grávida de 22 semanas, deu entrada no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) com uma grave lesão no crânio provocada por arma de fogo. A constatação da morte encefálica da jovem deu início a um processo médico desafiador e inédito em Sergipe: garantir a continuidade da gestação e salvar a vida da bebê.

O caso assistido pelo Huse é ainda mais raro porque, além de ser uma paciente com quadro de morte encefálica fechado, foi possível a preservação de órgãos, permitindo a captação de órgãos com destinação prevista para os estados de Pernambuco e Ceará.

Ao longo de quatro semanas, uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais dedicou-se incansavelmente ao cuidado da paciente e do bebê. A equipe da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MSNL), em especial do Centro de Prematuros, acompanhou a recém-nascida desde o seu nascimento, fornecendo-lhe toda a assistência qualificada e multidisciplinar necessária.

Apesar dos esforços da equipe médica, a bebê não resistiu às complicações da prematuridade extrema e faleceu no dia 21 de maio. A SES lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a família neste momento de luto.

A SES reconhece e agradece o empenho e a dedicação de todos os profissionais envolvidos nesse caso singular.

Relembre o caso

O caso teve início quando a jovem K.L.D.S, 20 anos, grávida de aproximadamente 22 semanas, deu entrada no Huse no dia 17 de abril, com uma grave lesão no crânio provocada por arma de fogo. 

Mesmo com todo o trabalho da equipe multidisciplinar e acompanhamento intensivo para salvar a vida da jovem, foi fechado o protocolo de morte encefálica da paciente em menos de uma semana após a internação. Depois da constatação, a equipe do hospital iniciou outro processo desafiador para garantir a continuidade da gestação e salvar a vida do bebê. 
 
Com parto previsto para a quinta-feira (9), a paciente apresentou alterações nos exames de ultrassonografia e a equipe médica do Huse decidiu antecipar o procedimento para quarta-feira, 8, após a realização de protocolos específicos para garantir a segurança da mãe e do feto.

Com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), a paciente foi transferida para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), considerada referência em partos de alto risco. A criança nasceu prematura de 26 semanas, de parto cesárea e pesando 580 gramas. Apesar da prematuridade, não houve nenhuma disfunção.

“Todo nascimento é uma emoção, uma renovação de vida. A bebê nasceu bem, está estável e foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A criança foi amparada por toda equipe da maternidade e esperamos que continue saudável”, enfatizou a pediatra e neonatologista da MNSL, Flávia Batista.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SSP
25/09/2025  18h06 Dupla do tráfico é presa com plantações de maconha em povoado de Capela
Pixabay/Ilustrativa
25/09/2025  17h25 Inmet emite alerta de ventos fortes para 44 municípios de Sergipe
Reprodução/SSP
25/09/2025  17h09 Cadela abusada por idoso é adotada junto com seus cinco filhotes
Polícia Civil
25/09/2025  16h05 Homem investigado por importunação sexual em ônibus se apresenta à polícia
Divulgação
25/09/2025  15h07 Grupo Menos é Mais cancela show em Aracaju por motivos médicos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado