Bebê sobrevive após parto de emergência realizado em Aracaju após acidente
Gestante de oito meses foi atendida no Huse, onde equipes realizaram cesariana urgente para preservar a vida do bebê e garantir cuidados à mãe. Cotidiano | Por F5 News 28/11/2025 18h08 |Um bebê nasceu com vida após a mãe, grávida de oito meses, sofrer um acidente de trânsito em Lagarto e precisar ser submetida a um parto de emergência no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju. A ocorrência foi confirmada nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A gestante deu entrada no Huse ainda na madrugada de quinta-feira (27), encaminhada após o acidente. Na unidade, recebeu atendimento imediato na Ala Vermelha e foi avaliada pelas equipes de Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Ortopedia e Obstetrícia. Diante da gravidade e do estágio avançado da gestação, os profissionais optaram pela realização de um parto cesariano emergencial.
O procedimento foi realizado por equipes do Huse e da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), com apoio do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e do Centro Cirúrgico. De acordo com a ginecologista e obstetra da MNSL, Edileusa Oliveira, a decisão visou preservar a vida do bebê e garantir os cuidados necessários à mãe. “Era uma gestação na fase final. Após discutir o caso com a equipe, optou-se pelo parto para salvar o bebê e permitir as medidas de cuidado à mãe”, afirmou.
Segundo a diretora assistencial do Huse, Nataly Góis, o atendimento coordenado foi essencial para o desfecho positivo. “As equipes trabalharam contra o tempo para que todo esse cuidado fizesse a diferença, salvando vidas”, destacou.
A recém-nascida segue sob cuidados da equipe multiprofissional da Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Dr. José Machado Souza, no Huse, e será transferida para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, referência em partos de alto risco. A mãe permanece em cuidados intensivos na mesma unidade.
