Nossa Senhora do Socorro amplia vacinação contra o HPV | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Nossa Senhora do Socorro amplia vacinação contra o HPV
Estratégia segue recomendação do Ministério da Saúde e busca alcançar adolescentes e jovens que não se imunizaram na idade indicada
Cotidiano 16/01/2026 10h40 |


A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para jovens de 15 a 19 anos até o primeiro semestre de 2026. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e tem como foco resgatar adolescentes e jovens que não receberam a vacina na faixa etária prevista pelo calendário nacional de imunização.

A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O imunizante é seguro, eficaz e fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer relacionados ao vírus, como os cânceres de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço, contribuindo diretamente para a redução de casos dessas doenças ao longo dos anos.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Rani Kelle Correia, a pasta já vem desenvolvendo ações voltadas ao resgate vacinal desde o ano passado, com foco em adolescentes e jovens que não haviam se imunizado no período recomendado. “Em abril do ano passado, realizamos uma ação de resgate para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não tinham completado o esquema vacinal. Atualmente, a vacina contra o HPV é aplicada em dose única, sem necessidade de reforço. Quem já foi vacinado não precisa repetir a dose”, explicou a coordenadora.

De acordo com dados da Coordenação de Imunização do município, em 2025, 3.462 crianças e adolescentes foram vacinados contra o HPV em Nossa Senhora do Socorro, sendo 3.227 na faixa etária de 9 a 14 anos e 235 entre jovens de 15 a 19 anos. Apesar do resultado alcançado, a atual gestão reforça que o objetivo é ampliar ainda mais a cobertura vacinal e alcançar o público que ainda não buscou a imunização, garantindo maior proteção à população jovem.

O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia nacional de resgate vacinal contra o HPV, que estava prevista para encerrar em dezembro do ano de 2025. Com a ampliação do prazo, a iniciativa permanecerá vigente até a realização da Campanha de Vacinação nas Escolas, ampliando o acesso à imunização e fortalecendo as ações de prevenção no ambiente escolar e nas unidades de saúde.

Vacinação de rotina

A vacinação contra o HPV faz parte da rotina do calendário nacional de imunização e é destinada, de forma regular, a meninas e meninos de 9 a 14 anos, que recebem o imunizante em dose única. Desde 2024, o Brasil adotou oficialmente esse novo esquema vacinal, substituindo o modelo anterior de duas doses, o que tornou o processo mais simples e ampliou a adesão da população.

Público-alvo

A vacinação contra o HPV é destinada a diferentes públicos. De forma rotineira, o imunizante é indicado para meninas e meninos de 9 a 14 anos, em esquema de dose única. Com a ampliação da estratégia de resgate vacinal, jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina também podem se imunizar, com prazo estendido até o primeiro semestre de 2026.

Grupo prioritário

Além do público geral, a vacinação contempla grupos prioritários que seguem esquemas vacinais específicos. Pessoas imunocomprometidas, como aquelas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, mantêm o esquema de três doses. A mesma recomendação se aplica a usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com idade entre 15 e 45 anos, a vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos e a pessoas com papilomatose respiratória recorrente, garantindo proteção adequada a esses grupos.

Onde se vacinar

A população pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para receber a vacina contra o HPV. Algumas UBSs contam com horário ampliado de atendimento, funcionando até as 19h, como as unidades Tancredo Neves, no João Alves Filho, Eduardo Vital, no Jardim, e Josafá Mota, no Mutirão. As demais unidades funcionam regularmente das 7h às 17h.

Fonte: assessoria

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Redes Sociais
16/01/2026 11h11 Homem é baleado em tentativa de homicídio na zona norte de Aracaju
Ascom/Sergas
16/01/2026 10h46 Sergas e Sedurbi alinham ações para proteger rede de gás em obra viária
Ascom/ Unit
16/01/2026 09h32 Investimentos em pesquisa colocam Sergipe no radar da inovação em energia
Joédson Alves/ Agência Brasil
16/01/2026 09h09 Orçamento de 2026 prevê mais de 160 mil vagas em concursos
Paulo Pinto/ Agência Brasil
16/01/2026 07h04 Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado