Bombeiros alertam sobre cuidados para evitar afogamentos no período carnavalesco | F5 News - Sergipe Atualizado

Prevenção
Bombeiros alertam sobre cuidados para evitar afogamentos no período carnavalesco
Equipes estão distribuídas por todo estado para rápida intervenção em casos de afogamentos no estado
Cotidiano 03/03/2025 07h59 |


Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas buscam aproveitar o período em praias, rios, barragens e outros balneários do estado, o que acende o alerta para afogamentos, conforme evidencia o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Dentre as principais orientações estão o respeito às sinalizações e bandeiras instaladas pelas equipes do CBMSE, que conotam o perigo e o risco de afogamento.

Conforme a coronel Maria Souza, subcomandante do CBMSE, as equipes da corporação estão reforçadas e atuando próximas às principais áreas de banho, objetivando evitar intercorrências e afogamentos durante o período carnavalesco em Sergipe. “Nós estamos atuando tanto nas áreas de praia, quanto nas áreas de rios e barragens”, especificou a oficial.

A atuação do CBMSE é preventiva e integra o planejamento operacional para o Carnaval de 2025 em Sergipe. “Nosso objetivo é assegurar que o período carnavalesco transcorra com tranquilidade e sem acidentes, como os afogamentos. Para isso estamos com um efetivo bem equipado e estruturado para atuarmos em eventuais ocorrências durante o Carnaval em nosso estado”, reforçou a coronel.

Orientações
Embora as equipes do CBMSE estejam reforçadas, é preciso que a população contribua para um carnaval seguro e esteja atenta às recomendações de segurança, justamente para evitar afogamentos no Carnaval. “Observe e respeite a sinalização, as placas e as bandeiras, que estão informando se é uma área segura para o banho”, orientou a coronel Maria Souza.

“Se for fazer o banho, recomendamos que o faça com uma margem de segurança, que é no máximo até a linha do umbigo. E não entre na água, não tente nadar, caso tenha ingerido bebida alcoólica, porque isso diminui a resistência e a capacidade de nado. Se precisar de auxílio, é preciso chamar realmente o guarda-vidas. Também orientamos a atenção voltada para as crianças”, complementou a diretora operacional do CBMSE.

Acionamento
Em casos de situações que demandem a intervenção do Corpo de Bombeiros, as equipes mais próximas aos locais da ocorrência podem ser acionadas. A corporação também pode ser comunicada de ocorrências por meio do telefone 193 ou ainda pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os operadores do Ciosp possuem contato direto com o CBMSE.

Fonte: Governo de Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SBmicrobiologia
16/09/2025  18h01 Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino
Polícia Civil/Ilustrativo
16/09/2025  17h57 Homem foragido desde 2006 é preso em SP por tentativa de homicídio em SE
Redes Sociais/Reprodução
16/09/2025  17h32 Condutor do Samu é apontado por tirar fotos de médica morta em presídio
Deso
16/09/2025  16h42 Mitidieri rebate pedido de redução na conta de água em Aracaju
Reprodução/SSP
16/09/2025  16h25 Dupla que se passava pelos filhos para aplicar golpes em Aracaju é presa

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado