Dupla que se passava pelos filhos para aplicar golpes em Aracaju é presa
Golpistas enganavam vítimas via aplicativos de mensagens para solicitar dinheiro; celulares foram apreendidos pela polícia Cotidiano | Por F5 News 16/09/2025 16h25 |Uma dupla foi presa por cometer golpes cometidos através de aplicativos de mensagens. A prisão foi realizada nesta terça-feira (16), na cidade de Cuiabá (MT). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), os homens se passavam por filhos das vítimas, uma delas moradora de Aracaju (SE), informando uma troca no número de contato. Esse tipo de golpe é conhecido como do falso perfil.
A partir de então, com a confiança adquirida, os golpistas começavam a pedir dinheiro aos "parentes", afirmando passar por uma necessidade urgente.
“Nessa fase do golpe, os investigados passam a solicitar transferências bancárias ou ainda pagamentos de boletos, em situação de aparente urgência, o que faz com que as vítimas transfiram os valores”, afirmou o delegado André Baronto, diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri).
As transferências eram realizadas em diferentes contas bancárias, o que dificultaram a identicação dos suspeitos, mas as investigações da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e a Polícia Civil de Mato Grosso (PCMT), resultaram na Operação Prole Ficta, em alusão à ideia de um filho falso.
A ação levou à prisão dos dois suspeitos, além do mandado de busca e apreensão em Cuiabá (MT), em que celulares foram apreendidos e vão auxiliar no decorrer das investigações.
Com informações da SSP.





