Cadeirantes são destratados por motoristas de ônibus | F5 News - Sergipe Atualizado

Cadeirantes são destratados por motoristas de ônibus
Cotidiano 15/01/2013 19h00 |


Por Adriana Meneses

Um fato desumano deixou o acadêmico em jornalismo Jonh Santana indignado no início da tarde dessa terça-feira (15), quando retornava para sua residência em um ônibus que faz parte do sistema de transporte público de Aracaju. O motorista do veículo, alegando estar atrasado, tratou de maneira cruel um cadeirante que precisava descer do ônibus em uma parada no bairro Jardins.

De acordo com Jonh, o cadeirante, de aproximadamente 40 anos, deu sinal no ponto da Maravilhas Motos - Jardins e o motorista da linha Industria e Comércio 1, identificado pelo crachá apenas como Roberto, parou o veículo depois do ponto, afastado da calçada. Utilizando palavrões, o motorista pediu para que os passageiros ajudassem o cadeirante a descer, pois ele estaria atrasado. “Ele xingou o cadeirante e ainda o chamou de aleijado. O chamou também de filho da p... e diversos outros palavrões”, disse Jonh.

Ainda de acordo com Jonh, ele e um outro passageiro tentaram ajudar o cadeirante a descer o ônibus, mas em virtude do pequeno espaço do elevador do veiculo e do ônibus estar muito afastado da calçada, o cadeirante não conseguia descer, Nesse momento o acadêmico pediu para que o condutor do veiculo encostasse um pouco mais o ônibus, quando foram desferidos mais insultos do motorista para com o cadeirante. “O motorista falou o seguinte: Ele ainda lavou a jega que tem um elevador. Vou encostar mais não, estou atrasado. Mais nunca pego nenhum aleijado. Eles só complicam minha vida" relatou.

Após os insultos do motorista, o jovem acadêmico e um segundo passageiro conseguiram finalmente descer o cadeirante e deixá-lo em uma calçada, mas a falta de educação continuou. “O motorista achando pouco ainda arrastou o veículo e fez com que duas senhoras caíssem no interior do ônibus, deixando os passageiros em clima de revolta”, disse.

Quem também presenciou um fato igual ao relatado por Jonh Santana foi a assessora jurídica Letícia Sobral. Ela conta que por volta das 7h estava indo para o trabalho na mesma linha citada por Jonh e um cadeirante também foi ignorado ao tentar entrar no veículo no Terminal de Integração do D.I.A. “O condutor do ônibus ficou achando ruim o tempo em que o cadeirante levou para subir no veiculo, mas também houve a falta de consciência dos passageiros que não abriram caminho para o cadeirante e muito menos o ajudaram a subir no ônibus. É muita falta de respeito para com o próximo”, disse.

Procurada pelo F5 News, a viação Tropical, empresa a qual pertencia um dos ônibus que foi denunciado, informou que repudia qualquer tipo de falta de conduta de seus colaboradores e pontua que os mesmos passam constantemente por intensos treinamentos, palestras e acompanhamento de profissionais como psicólogo e assistente social.

A Tropical informou ainda que o motorista citado pelo denunciante já havia encerrado o expediente, no horário em que o F5 News entrou em contato com a Transporte Tropical, não sendo possível o contato com ele neste no momento.

A Tropical se prontificou em apurar internamente e verificar através das câmeras do veículo a situação relatada. Caso seja confirmada, diz a empresa, todas as medidas cabíveis serão tomadas.

 

Mais Notícias de Cotidiano
MPSE/Reprodução
22/09/2025  16h33 MPSE abre concurso público com 28 vagas e cadastro de reserva
Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas
Dani Santos
22/09/2025  16h20 São Cristóvão abre inscrições para 288 moradias populares no Piranji
Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda
Pixabay/Ilustrativa
22/09/2025  15h51 Shopping oferece casquinha grátis no Dia Nacional do Sorvete em Aracaju
Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping
Reprodução/SSP
22/09/2025  15h40 Mulher é presa ao tentar levar drogas de Sergipe para Alagoas
Denúncias anônimas ajudaram a polícia identificar a mulher, que foi presa em flagrante
Redes Sociais/Reprodução
22/09/2025  15h19 Influenciadora sergipana é criticada ao tratar peixe ameaçado de extinção
Merianne Silva gravou vídeo tratando um mero, espécie cuja pesca é proibida no Brasil desde 2002

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado