Caminhada encerra Semana da Acessibilidade em Aracaju
Cotidiano 21/09/2012 16h00 |Por Adriana Meneses
No início da tarde dessa sexta-feira (21), foi realizada na Praça Tobias Barreto, centro de Aracaju, uma caminhada para encerrar as comemorações alusivas à IV Semana da Acessibilidade que acontece desde o último dia 17. O evento teve como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação de barreiras de informação, arquitetônicas e em todas as outras esferas que dificultam a participação efetiva de pessoas com deficiência na vida em
sociedade.
De acordo com um dos coordenadores da caminhada, Fábio Oliveira (foto ao lado), a sociedade precisa entender que pessoas com deficiência são produtivas. “A nossa intenção é conscientizar a população sobre a necessidade de inclusão das pessoas com deficiência em todas as atividades, seja no trabalho, no esporte, no lazer e em todas as outras dimensões possíveis; na nossa empresa, por exemplo, estamos sempre recrutando e empregando pessoas portadoras de algum tipo de deficiência”, disse.
Para Everton de Jesus (foto acima), que é paraplégico e faz uso do triciclo ou cadeiras de roda para se locomover, a caminhada é uma maneira de cobrar às autoridades os direitos dos portadores de deficiência. “Enfrentamos várias dificuldades e barreiras diárias para nos locomover. É preciso que o poder público através dos seus representantes perceba que temos o direito de ir e vir como todo e qualquer cidadão brasileiro, e que também somos produtivos como qualquer pessoa dita normal”, afirmou.
Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergipe é o oitavo estado do país com o maior percentual de pessoas portadoras de deficiência: 518.901 pessoas declararam possuir deficiência, seja motora, visual, auditiva ou mental, em algum nível, o que corresponde a 25,09% da população.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo