Cardiologista de SE explica cinco fatores de risco do AVC | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Cardiologista de SE explica cinco fatores de risco do AVC
No Brasil, o AVC matou 50 mil no primeiro semestre deste ano
Cotidiano | Por F5 News 29/10/2023 11h40 |


Ao longo dos anos é possível verificar uma incidência maior no número de pessoas atingidas pelo Acidente Vascular Cerebral. Esse mal representa a segunda principal causa de óbitos no mundo, segundo registros dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. 
Além desse fato, amplamente, mais de 12 milhões de pessoas têm algum tipo de AVC no mundo. No Brasil, o AVC matou 50 mil no primeiro semestre deste ano e 114 mil no ano passado, ainda de acordo com os cartórios.

Apesar de ser uma doença que tem uma grande incidência, muitas pessoas desconhecem os tipos de AVC. São dois, o hemorrágico, que ocorre quando um vaso cerebral rompe e gera hemorragia dentro no tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. E o isquêmico, gerado pela obstrução de uma artéria que impede a passagem de oxigênio para as células cerebrais.

Este domingo (29), é a data reservada para alertar a população sobre os perigos de sofrer um Acidente Vascular Cerebral, através do Dia Mundial do AVC. O F5 News conversou com Antônio Carlos Sobral Sousa,professor do Departamento de Medicina da UFS e coordenador da Cardiologia do Hospital São Lucas, para esclarecer os principais fatores que podem propiciar um Acidente Vascular Cerebral e as suas consequências.

Cinco fatores de risco do AVC

De acordo com o Dr. Antônio, fator de risco é qualquer situação que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde. O médico destacou cinco fatores de risco que podem ocasionar o AVC:

- Hipertensão Arterial (HA): níveis de pressão arterial sistêmica elevados, constitui o principal FR isolado para o AVC, além de ser, também a principal causa reversível de morte do mundo. Portanto, é muito importante se certificar de que a HÁ está, realmente, controlada.

- Diabetes Mellitus: caracterizada por níveis de glicemia elevados, um dos causadores da aterosclerose, que pode ocasionar o AVC.

- Fibrilação atrial: trata-se de um tipo de arritmia cardíaca muito frequente que pode proporcionar a formação de pequenos coágulos no interior do átrio esquerdo, os quais podem embolizar para o cérebro, causando o AVC.

- Hipercolesterolemia: constitui um dos principais FR da aterosclerose
- Tabagismo: praticamente duplica a chance de apresentar AVC.
 
De acordo com a Organização Mundial do AVC, 90% dos derrames poderiam ser prevenidos. "É importante se cuidar, fazer check up regularmente, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regulares", frisa Sousa.

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom
04/10/2025  20h00 Sergipe conquista espaço na ExpoCannabis Brasil 2025
Divulgação
04/10/2025  10h01 Feira de Vestibular atrai mais de 6,5 mil estudantes em Aracaju
Arthuro Paganini
04/10/2025  08h18 Confira a previsão do tempo para este sábado (4), em Aracaju
BPRv
04/10/2025  08h18 Motociclista morre em acidente na ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros
Mario Sousa
03/10/2025  17h45 Ex-governador Belivaldo Chagas é diagnosticado com câncer de próstata

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado