Conheça o atleta sergipano que venceu o Campeonato Brasileiro de Kickboxing
Classificado para o mundial na Colômbia na categoria K1, João Pedro procura patrocinadores Esporte | Por F5 News 04/10/2025 15h00 |Superar desafios para chegar ao topo é uma tarefa que envolve disciplina, prática e determinação, determinação esta que João Pedro Oliveira Sampaio entende bem. Campeão brasileiro de Kickboxing na na modalidade K1 aos 22 anos, ele começou sua jornada no esporte ainda aos 13 por motivos de saúde.
“Eu tinha problema no coração e obesidade. Ao longo dos anos eu fui gostando e aprendendo a arte de fato, ensinando outros alunos novatos e a gostar mais ainda do kickboxing”, afirmou o atleta.
Em 2022, João Pedro começou a treinar para competições e um ano depois já alcançou o pódio campeonato brasileiro na modalidade kick light. Nesse processo, ele ainda teve de encarar torneios internos que precisou encarar.
“Acredito que o maior desafio dos esportes seja o nosso mental, porque tudo depende do quanto estamos dispostos a querer e nos dedicar. No início eu ficava bem receoso de apanhar e nunca ganhar uma luta, mas com a experiência isso foi melhorando e sendo muito mais controlado. Hoje em dia eu luto por puro amor ao esporte, já fui pra algumas competições em que me saí melhor e outras que perdi”, comenta João ao portal.
Em julho deste ano, o atleta participou do Premier Kickboxing, competição realizada em Itaporanga (SE), na qual ele alcançou a vitória e que garantiu sua classificação para o Campeonato Brasileiro de Kickboxing e Artes Marciais em que foi ao topo do pódio na modalidade K1 e vice-campeão na modalidade Kick Light neste último domingo (28). A vitória representou alívio e muita felicidade para ele.
“Nós lutamos muito para conseguir os recursos desta viagem, foi muito gasto, fizemos umas três rifas para juntar dinheiro, tiramos do nosso bolso também, conseguimos apoio com alguns vereadores, como Elber Batalha e assim vai, mas foi muito gratificante porque a luta é algo que faço porque amo e por instinto mesmo, é algo que nunca irei largar que tenho fé que futuramente serei um bom professor tanto no esporte, quanto na vida”, comemorou João.
Após essa vitória, João Pedro ainda tem muitos desafios a superar, principalmente os recursos financeiros que serão de grande incentivo para a sua presença em competições nacionais e internacionais.
“Meu próximo passo acredito que seja recuperar as lesões que tive esse ano, ja fui pro meu terceiro campeonato só neste ano, e ano que vem o foco total será no mundial que será sediado na Colômbia e ainda não sabemos a data, mas a intenção é fazer alguns campeonatos de nome que em Sergipe tem, focar de vez no mundial e já ir atrás de recursos para chegar lá bem, porque é muito difícil para nós arranjarmos um patrocinador”, revelou ao portal.
Para os que estão iniciando essa ou outras jornadas, João aconselha a perseverar e manter o autocuidado.
“É acreditar mais em você, tirar da cabeça o medo que dá errado, porque a vida possui altos e baixos, se você tiver vontade de fazer algo, na dúvida, sempre faça porque é melhor ter a certeza de algo do que ficar no talvez. Acho também que uma mensagem que deixo é de você cuidar mais de si mesmo, te tratar com mais respeito e amor, sabemos que o ramo da luta é cruel, então se você puder se cuidar mais, cuidar da sua saúde e seu mental. Isso com certeza te ajudará a ir mais longe, e se lá na frente houver alguém que veja futuro em você e queira te ajudar com algum patrocínio, com certeza você ficará melhor do que já é e sempre ouça quem te quer o bem, como seus professores ou colegas do esporte”, afirma o atleta ao F5 News.





