Carnaval: longas filas no último dia de expediente bancário
Cotidiano 08/02/2013 18h05 |Por Adriana Meneses
Longas filas, correria e muita reclamação para quem resolveu pagar as contas nos estabelecimentos bancários da capital na tarde dessa sexta-feira (08), último dia de expediente do setor antes do feriadão de Carnaval. Os bancos não vão funcionar nos dias 11 e 12, retornando suas atividades apenas na quarta-feira (13), a partir das 12h.
Para a revendedora Aparecida Doréa (foto ao lado), passar mais de 40 minutos em uma fila para adiantar o pagamento das suas faturas valeu a pena. “Quero passar o Carnaval tranquila e com todas as minhas contas em dia. Já pagamos um absurdo nessas taxas abusivas e, deixando para pagar depois do feriadão, teríamos que arcar com os juros ainda mais abusivos. Pagando hoje sobra um dinheirinho para curtir o Carnaval”, disse.
Já o mecânico Zenilto Santos (foto ao lado) resolveu enfrentar a longa fila de uma agência bancária no centro de Aracaju, para pagar as suas faturas e não arriscar gastar todo o dinheiro durante o Carnaval. “Achei melhor pagar logo tudo já que estou com o dinheiro e com o que sobrar vou curtir o Carnaval. Se eu fosse deixar para pagar depois do feriadão, além dos juros abusivos, acho que nem dinheiro teria mais”, afirmou.
De com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo e os carnês com vencimento nessas datas poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado (13), sem acréscimo. A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos e a internet. A Febraban lembra que, normalmente, os tributos vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.
Os clientes também podem agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos ou em correspondentes bancários. Os boletos de clientes cadastrados como "sacados eletrônicos" poderão ser agendados ou pagos por meio do débito direto autorizado.
Fotos: Adriana Meneses


Ação teve início após denúncia do MPF-SP sobre vídeo compartilhado em rede social

Quadrilha internacional foi detida no Paraná após investigação da SSP de Sergipe

Entre os presos estão acusados de estupro de vulnerável e homicídio qualificado

Infrações refletem em acidentes graves e atendimentos complexos no Huse

Acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (22), no povoado Tanque