Caruru é feito para celebrar Cosme e Damião neste final de semana em Aracaju
A Yalorixá Mãe Jacira do Ogum mantém essa tradição há mais de 50 anos Cotidiano 24/09/2025 09h10 |Uma tradição de mais de 20 anos é mantida pela Yalorixá Mãe Jacira do Ogum, que este ano, abre mais uma vez, as portas de casa para receber crianças e adultos em mais uma festa de Cosme e Damião.
Os Santos gêmeos são celebrados no dia 27 de setembro, e tradicionalmente, as pessoas fazem caruru e distribuem balas e brinquedos para festeja-los.
Com mãe Jacira, a tradição começou há mais de 50 anos, mas há cerca de 20, uma nova promessa, a levou a aumentar a quantidade do Caruru que servia.
“Eu caí da escada e tive vários ferimentos no rosto, o médico disse que certamente ficaria com sequelas. Naquele momento, eu disse a São Cosme e São Damião, que se eu não tivesse nada, eu iria dobrar a quantidade do caruru que eu dava. Eu vi eles dois em pé ao lado na maca, e hoje estou aqui com o rosto sem qualquer sequela”, mostrou.
O caruru cresceu e todos os anos atrai centenas de pessoas. A casa de Mãe Jacira fica na Rua Paraíba, número 1048, no Novo Paraíso, em Aracaju. Este ano, as celebrações começam às 18h.
Cosme e Damião são associados aos filhos gêmeos de Iansã e Xangô, orixás Ibejis, que representam as crianças.
Segundo a tradição, São Cosme e São Damião foram irmãos gêmeos e médicos que viveram no século III, tornando-se santos por cuidarem dos doentes sem cobrar por seus serviços, o que os levou a serem conhecidos como padroeiros dos médicos, farmacêuticos e também das crianças.
Fonte: Assessoria de Imprensa





