Casal de ciclistas viaja de Belém ao Rio e passa por Aracaju
Cotidiano 05/12/2012 17h41 |Por Sílvio Oliveira
O amor ao ciclismo e o alerta contra o câncer de mama fizeram com que Lauro Haber (59) e Maria Zélia Tapajós (47) começassem uma aventura a bordo de uma bicicleta dupla por cidades brasileiras. Eles partiram no dia 10 de outubro de Belém e completarão 71 dias de viagem ao prever que chegarão ao Rio de Janeiro no dia 20 de dezembro.
O casal chegou à Aracaju terça-feira (04), percorreu pontos turísticos e parte em direção a Salvador nesta quinta-feira.
A jornada começou de Belém a São Luís e de lá para os Lençóis Maranhenses. Também passaram pelo Parnaíba, no Piauí, por Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió, até chagarem a Aracaju. “Quero alertar por onde passo que há vida depois de um câncer de mama”, afirma Maria Zélia
Veterano em viagens de bicicleta, Lauro Haber disse que é o brasileiro que conseguiu fazer o trecho do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) de bicicleta, em 77 dias. “Não sei de ninguém ainda vivo que fez o trecho”, disse.
Eles partem de Aracaju nesta quinta-feira (6) em direção a Salvador. De lá seguem para Vitória, no Espírito Santo, até chegar ao Rio de Janeiro, quando encontrarão familiares.
A próxima viagem no casal está programada para quando Lauro Haber completar 60 anos de idade. “Queremos deixar de trabalhar e percorrer alguns países da Europa”, contou Haber.
Câncer de mama
Maria Zélia Tapajós sentiu que algo estava estranho em um dos seios em 2007, quando percebeu um caroço pouco menor que o tamanho de uma azeitona. Um mês depois esse caroço estava do tamanho de um limão. Foram ao médico para verificar e foi solicitada a biópsia, que confirmou o carcinoma.
O problema é que o local onde foi feito o corte não cicatrizou e o médico não quis arriscar realizar uma cirurgia e, ao contrário do que normalmente é feito, ele começou o tratamento pela quimioterapia, que durou sete meses.
Apesar do tumor agressivo de Maria Zélia, o tratamento aplicado teve a resposta esperada e tão boa que não precisou fazer qualquer cirurgia.
Foto: Sílvio Oliveira


Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino

Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa