Casos de dengue em Aracaju tiveram queda de 88%
Cotidiano 24/01/2013 14h30 |Do início de janeiro até esta quarta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou apenas 33 casos de dengue notificados, contra 271 no mesmo período do ano passado. A redução representa um queda de 88%.
Outro dado positivo é que Aracaju está com risco médio para infestação da doença, com uma queda de 29,4% entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2012. No comparativo, de outubro de 2012 a janeiro de 2013 a queda foi de 14,3%. Os números são da coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue da SMS, Taíse Cavalcante.
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que Aracaju ficou no risco médio - 1,2 - e nenhum bairro foi classificado com alto risco ou epidemia. O critério do LIRAa para avaliação dos valores do Índice de Infestação Predial (IIP) é o seguinte: de 0% a 0,9% - baixo; de 1% a 3,9% - médio; e maior que 4% - alerta.
Apesar dos percentuais satisfatórios, a secretária de Saúde, Goretti Reis, alerta para a necessidade do trabalho continuado por parte da SMS e, principalmente, da ajuda da população. Isso porque o IIP em Aracaju mostrou a importância para a prevenção.
O maior índice foi encontrado em entulhos e resíduos sólidos. Enquanto em outubro do ano passado o percentual era de 0,9%, em janeiro subiu para 5,4%, um aumento de 500%, seguido de lavanderias nas residências - 78,6%. Outro dado preocupante é referente aos depósitos domiciliares, como vasos de pratos de plantas, ralos, lajes e sanitários em desuso - 15,2%.
Entre os bairros de Aracaju não foi detectado nenhum local com alto risco de infestação, mas a Cidade Nova requer cuidados, pois o IIP chegou a 3,1%, este mês. No bairro Santa Maria foram encontrados dois índices: englobando o bairro 17 de Março, o índice foi de 0,6%; na outra parte do bairro, 2,4%. O Inácio Barbosa saiu de 0,2%, em outubro de 2012, para 1,5% em janeiro deste ano.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias


Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda

Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping