Casos de improbidade administrativa serão julgados até 2013
VI Encontro Nacional do Poder Judiciário finaliza com metas aprovadas Cotidiano 06/11/2012 21h30 |Por Sílvio Oliveira
O VI Encontro Nacional do Poder Judiciário finalizou na noite desta terça-feira, 06, em Aracaju (SE), com metas aprovadas para 2013. Os Tribunais Federal, Estadual, do Trabalho, Eleitoral e Militar terão que se adequar às novas metas, especificas e gerais, essas últimas resumidas no fortalecimento da unidade de controle interno e no desenvolvimento de sistemas efetivos de licitação e contratos.
Aprovadas em plenárias compostas por temas, a meta específica para o combate à improbidade administrativa nas Justiças Federal e Estadual será a identificação e julgamento, até 31/12/2013, de todas as ações desse tipo e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até 31/12/2011.
Segundo o ministro e futuro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaqu
im Barbosa (foto abaixo), é bem conhecida a natural tendência as “desmesuras” das formas de poder, sobretudo, quando exercido à margem de controle e salvaguardas apropriadas. Portanto, conforme o ministro, esforços devem ser feitos para concentrar não apenas nos mecanismos repreensivos, mas, sobretudo, na prevenção por meio de instituições eficazes.“É muito positivo. O Judiciário nessa nova fase, tentando agir de maneira coordenada, sob a égide do Conselho Nacional de Justiça. Isso é muito importante”, observou.
Política de Comunicação
Além dos temas relacionados à improbidade administrativa e recomendações de melhorias à gestão estratégica dos tribunais, também foram aprovadas metas para regularizar e implantar uma política de comunicação entre os tribunais e a
população, considerada mais eficaz e que preserve a autonomia dos tribunais.Foram aprovadas as recomendações de uma política de comunicação integrada para o Poder Judiciário e que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a regulamente.
É a primeira vez que o Encontro Nacional do Poder Judiciário é realizado em um Estado do Nordeste. A reunião ordinária iniciou nesta segunda-feira, 05, e finalizou hoje, terça-feira, 06, com elogios de todas as esferas do Judiciário.
“Acredito ser de uma importância sem igual mudar a cidade de realização e partir daqui com metas estabelecidas e aprovadas, que deverão ser cumpridas até o final de 2013, principalmente as que remetem ao crime de improbidade administrativa”, comentou o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula (foto ao lado).
Fotos: Sílvio Oliveira


A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício

Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia