Centro Oncológico do Huse celebra o Natal
Cotidiano 20/12/2012 19h20 |Por Míriam Donald
Momentos de felicidade e alegria marcaram a confraternização natalina do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), nesta quinta-feira (20). Iniciado com a celebração de uma missa, crianças com câncer, curadas ou em acompanhamento e seus responsáveis puderam amenizar o sofrimento por que passam no dia-a-dia, lancharam, se divertiram e ganharam presentes do Papai Noel que chegou em um helicóptero pilotado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Segundo a coordenadora de oncologia do Huse, Ruth Andrade, a comemoração tem o intuito de resgatar a auto-estima e estimular o tratamento. “Cheguei às 5h30 da manhã e estavam todos acordados já querendo saber da festa e esquecer um pouco da dor”, diz.
Participante do Natal que traz o Papai Noel há quatro anos, Antônio Martins de Araújo Neto, conhecido como Netinho, sempre participa das festas organizadas pelo Centro, onde fez tratamento há oito anos. Sua mãe, Marildete Teles Ribeiro, explica que ela descobriu que Netinho tinha Retinoblastoma - tumor que afeta a retina e membrana do olho afetando a visão - quando ele tinha apenas oito meses de vida. “Ele fez tratamento até os dois anos de idade, mas nunca perdemos contato. Para nós é muito importante e ele gosta muito”, cont
a.E o Grupo de Apoio a criança com Cancêr (Gacc) também marcou presença. De acordo com a presidente do Gacc, Ulla Ribeiro, o Natal é um momento único na vida dos pacientes, voluntários e toda a equipe da oncologia. “O Gacc vem somar com essa equipe do Huse porque é cada vez mais importante e poder fazer tudo que for possível para humanizar o tratamento do câncer, é sem dúvida de suma importância”, afirma.


Vítima perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e não resistiu aos ferimentos

Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino

Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina