Chuvas em Aracaju superam média histórica do mês de maio
O acumulado atingiu 394 milímetros (mm), sendo que a média é de é de 275mm Cotidiano | Por F5 News 06/06/2024 17h40 |O mês de maio em Aracaju foi marcado por um acúmulo significativo de chuvas, conforme indicam os pluviômetros da capital. Segundo informações divulgadas pela prefeitura da cidade, o acumulado atingiu 394 milímetros (mm), superando a média histórica para o período, que é de 275mm.
A Defesa Civil de Aracaju também se pronunciou, informando que durante esse período foram atendidas 139 ocorrências relacionadas às condições climáticas.
De acordo com os dados do sistema ClimAju, o maior acumulado de chuva foi registrado no bairro Farolândia. Ao longo do mês, foram emitidos seis alertas de chuva, com intensidade variando de moderada a forte.
Das 139 ocorrências atendidas, a maior parte foi registrada através do serviço emergencial 199, correspondendo a 98 chamados. As vistorias realizadas resultaram na emissão de 63 documentos técnicos, incluindo seis interdições, 14 notificações, 22 Relatórios de Vistoria Técnica (RTV), quatro Relatórios de Avaliação de Risco (RAR), além de registros fotográficos técnicos. Também foram realizadas 15 ações especiais de monitoramento em áreas de risco.
Entre as ocorrências, 64 estiveram relacionadas à avaliação de risco estrutural, representando 46,04% do total, enquanto outras 38 estiveram ligadas a alagamentos.
Destaca-se também a atuação preventiva em uma área de inundação no Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, onde 26 pessoas foram alojadas em hotéis até a normalização da situação. "Aos moradores que não tiveram suas casas impactadas, foram distribuídas galochas, como forma preventiva para que não mantivessem contato com a água e dessa forma evitassem possíveis contaminações ou doenças", indicou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.





