Ciclo Urbano finaliza pesquisa sobre demandas pelo uso da bicicleta
Cotidiano 19/09/2012 15h00 |Com o intuito de incluir o uso da bicicleta em Aracaju no debate político, a ONG Associação Ciclo Urbano (http://www.ciclourbano.org.br) realizou uma pesquisa junto aos ciclistas para identificar as prioridades elencadas pelos cidadãos de Aracaju (ciclistas ou não).
“Temos em mãos um estudo para apresentarmos aos candidatos à Prefeitura de Aracaju nas Eleições de 2012. Ainda que qualquer obra ou ação que envolva dinheiro público tenha de estar contida nas leis que moldam e executam os orçamentos públicos, esta pesquisa servirá de base para colocarmos nossas demandas no debate público e, no momento de discutir o orçamento, propormos emendas nas Leis que envolvem o orçamento municipal”, explica Luciano Aranha, presidente da Ciclo Urbano.
A pesquisa esteve disponível no site da ONG de 25 de junho a 20 de julho, através da plataforma Google Docs, e foi baseada na iniciativa da Associação de Ciclistas em São Paulo (http://www.ciclocidade.org.br).
Duzentas e trinta e nove pessoas, de 28 bairros de Aracaju, além das cidades de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, com idas entre 14 e 66 anos, participaram da pesquisa. Dos participantes, foram 77,8% homens e 22,2% mulheres. Dezessete por cento usam a bicicleta diariamente, 70% usam esporadicamente e 13% não usam a bicicleta.
Dentre as principais reivindicações, estão a boa formação de ciclistas e motoristas, além de ações educativas e de fiscalização entre todos os atores do trânsito (pedestres, ciclistas, motoristas e motoristas profissionais) para melhor convivência e segurança.
Ações de infraestrutura também apareceram no topo das reivindicações. Manutenção e conservação de ciclovias e estacionamento adequado (bicicletários e paraciclos) em espaços públicos e privados de grande circulação de pessoas foram alguns dos itens.
“Agora, vamos entregar este documento aos candidatos aos cargos majoritários e proporcionais que queriam assumir um compromisso por uma Aracaju melhor”, disse Aranha.
O relatório completo da pesquisa está à disposição no site da ONG Associação Ciclo Urbano (http://www.ciclourbano.org.br).
Fonte: ONG Associação Ciclo Urbano


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo