Circulação do 13º salário acende alerta para golpes em Sergipe, diz SSP | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Circulação do 13º salário acende alerta para golpes em Sergipe, diz SSP
Segundo a pasta, é fundamental o cuidado com links, ligações e transferências
Cotidiano | Por F5 News 05/12/2023 08h45 |


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) acendeu um alerta para golpes praticados a partir da circulação do 13° salário em Sergipe. Segundo a pasta registrou na manhã desta terça-feira (5), o envio de links falsos de contas bancárias, transações via Pix e anúncios em sites de vendas são algumas das práticas mais comuns utilizadas por estelionatários.  

De acordo com o delegado Bruno Santana, da Polícia Civil, é preciso que a população fique atenta em relação às falsas promessas e propostas que as levem a clicar em links indevidos. Ele lembra que estelionatários utilizam números muito parecidos com os das instituições verdadeiras.

“Os estelionatários se identificam como instituições bancárias, modificando parte do link e as pessoas acreditam que estão falando com o banco, por isso é sempre bom desconfiar das informações e saber que as instituições financeiras não costumam entrar em contato com o cliente", alertou o delegado.

Cuidados com compras

De acordo com a secretaria, é essencial que as pessoas fiquem atentas às ofertas com vantagens muito diferentes das praticadas no mercado. “Ter cuidado também com as ofertas de valores que são sugestivos. Não existe vantagem nesse sentido. Cuidado também com materiais oferecidos em sites de vendas e trocas”, acrescentou o delegado Bruno Santana.

Em caso de compras por Pix, é essencial conferir o destinatário da transferência bancária, conforme orientou o delegado. “Confira a pessoa para  a qual está enviando os valores. Verifique quem é a pessoa que vai receber esse valor. Não envie esses valores para pessoas que sejam diversas da relação contratual. Quando fizer um Pix de forma equivocada, procure sua instituição bancária”, complementou.

Nesse caso, a SSP alerta para o mecanismo do Banco Central de devolução. “Existe a possibilidade da instituição bancária fazer a restituição do Pix, desde que a vítima siga os passos de informar a conta bancária, fazer um boletim de ocorrência e informar a instituição financeira que recebeu o valor destinado na transferências”, informou.

Verificação do produto

Nas situações que envolvem a compra de bens por sites de venda e troca, é recomendável conferir o produto antes de concretizar a transação para evitar cair em golpes, enfatiza o delegado. “Não forneça, em hipótese alguma, seus dados pessoais e números de conta, pois os estelionatários escolhem duas pessoas e sugerem uma falsa transação entre elas. Isso é um alto indício de fraude”, alertou.

A secretaria informou ainda que, em caso de ter sido vítima de alguma ação criminosa praticada por golpistas, é primordial fazer o registro do boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil, além de comunicar o fato às instituições financeiras ou plataformas de negociação. 

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Polícia Cívil/Reprodução
02/10/2025  17h37 Whiskys apreendidos em Poço Redondo passam por perícia e não têm metanol
Kaio Espínola/Setur
02/10/2025  17h22 Aracaju recebe mais de 1.800 visitantes para evento de gestão nacional
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
02/10/2025  17h22 Ministro da Pesca vem a Aracaju para relançar Estatística Pesqueira no Brasil
Adema
02/10/2025  16h42 Adema interdita produção não licenciada de farinha de tapioca em Salgado
Reprodução/SSP
02/10/2025  16h39 Homem foragido há 10 anos por homicídio em Alagoas é preso em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado