Começou a disputa de futebol de robôs
Cotidiano 26/02/2013 08h22 |Da redação F5 News*
O campo é uma mesa grande, mas não é futebol de botão. São cinco jogadores, mas não é futebol de salão. Acompanha-se numa TV, mas não é videogame, nem transmissão de emissora de TV aberta ou fechada. Quem ‘toca na bola’ é um robô. Sim, é isso mesmo. Começou ontem, dia 25, o 2º Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação.
Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o campeonato foi desenvolvido dentro do projeto Despertando Jovens para Ciência Através do Futebol de Robôs, aprovado no edital de Popularização da Ciência da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE).
Com o objetivo de popularizar a ciência entre jovens e adolescentes de escolas públicas, o primeiro campeonato aconteceu em 2010 com apenas cinco equipes e quem venceu foi o Colégio Estadual Tobias Barreto, de Aracaju. Nesta edição, 24 equipes disputam o campeonato, formadas por um professor responsável e de 3 a 5 alunos.
As inscrições começaram em dezembro do ano passado e terminaram no último dia 2 de fevereiro, quando aconteceu um curso preparatório para as equipes. As eliminatórias começaram ontem e vão até o dia 1º de março. As partidas acontecem no Laboratório de Informática do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS, das 19h às 21h.
As finais vão acontecer no dia 2 de março, no auditório da Associação dos Docentes da UFS (ADUFS), das 13h às 17h. Outras informações no site http://www.campeonato.gprufs.org.
*Com informações do site do evento


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção