Comerciantes fazem manifestação e pedem apoio dos vereadores | F5 News - Sergipe Atualizado

Comerciantes fazem manifestação e pedem apoio dos vereadores
Eles querem o retorno das vagas de estacionamento no centro de Aracaju
Cotidiano 14/11/2012 11h51 |


Por Fernanda Araujo

Comerciantes do centro comercial de Aracaju (SE) fizeram uma manifestação, nesta quarta-feira (14). Eles pedem o retorno das vagas de estacionamento das ruas de Capela, Boquim, Itabaiana e Itabaianinha que, desde março do ano passado, foram proibidas pela Prefeitura de Aracaju para a realização do Plano de Mobilidade Urbana.

Os lojistas se concentraram na Praça da Catedral e caminharam pelas ruas de Capela, Arauá, Boquim, Itabaiana e Itabaianinha, chamando a atenção de outros comerciantes. Já que se aproximam as festas comemorativas, normalmente aumenta o fluxo de clientes. Mas para os comerciantes a realidade, hoje, está sendo outra.  

Segundo o proprietário de uma loja, João Lira (foto ao lado), por conta da proibição foi perdido cerca de 30% a 40% de faturamento em cada loja. Ainda de acordo com ele, o prefeito Edvaldo Nogueira havia prometido a volta dos estacionamentos de Arauá e Capela, simultaneamente, e que nas ruas de Boquim, Itabaiana e Itabaianinha retornariam nos meses de novembro e dezembro por conta do período natalino, mas não foi cumprido.

“Conseguimos a volta na rua de Arauá (aberto de 9h às 16h), mas voltaria também Capela e não conseguimos. Ele prometeu que voltaria de forma paliativa e que o próximo prefeito organizaria definitivamente. Acho que antes deveria ter sido criado um espaço para que os clientes pudessem estacionar e depois tiraria as vagas. Eu acho que ao invés de arrumar solução criou mais um problema. No natal a gente não sabe nem como vai ser”, critica.

Outro comerciante, José Freitas (foto abaixo) foi ainda mais prejudicado. Segundo ele, foi perdido em torno de 70% em sua loja, já no seguimento geral houve uma queda de 80%, além de estar ocorrendo muitos acidentes no local. “O problema é em todo o centro comercial. Carga e descarga não existe, o caminhão do meu seguimento para na rua de Lagarto e vem a pé até a rua de Arauá para entregar as minhas mercadorias. Quando chega 16h vem um camboio de guardas multando e guinchando os carros, evidentemente que nossos clientes estão evitando estacionar”, ressalta.

Os comerciantes seguem em direção à Câmera de Vereadores, para tentar o apoio dos vereadores. Eles defendem as vagas rotativas de estacionamento para clientes e para carga e descarga. Após quatro reuniões sem grande sucesso com o prefeito Edvaldo Nogueira, a Fecomercio e a CDL, um abaixo assinado será entregue ao presidente substituto da Câmara, pastor Jony. Eles pretendem também conversar com Emmanoel Nascimento, que no momento, ocupa a Prefeitura, pois Edvaldo Nogueira está viajando. “A Câmara não é um órgão que vá resolver esse problema porque não tem suporte pra isso, mas, pelo menos, que se sensibilize”, diz José Freitas.

Mais Notícias de Cotidiano
SSP/SE
20/09/2025  20h19 Radiopatrulha prende mulher com droga escondida dentro de saco de feijão
A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina
SSP/SE
20/09/2025  20h18 Polícia Civil prende investigado por tráfico de drogas em Propriá
Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa
Reprodução/Freepik
20/09/2025  15h30 Muito aceito e muito perigoso, o álcool afeta corpo, cérebro e psicológico
Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício
Ascom
20/09/2025  10h30 Sistema acessível de produção de hidrogênio é foco de pesquisa sergipana
Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos
Divulgação
20/09/2025  10h18 Homem é indiciado por maus-tratos após deixar cadela trancada em carro
Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado