Comércio sergipano cresce 1,6% em outubro e mantém leve recuperação
Vendas avançam no mês, mas mostram oscilações no comparativo anual, diz FIES Cotidiano | Por F5 News 12/12/2025 14h42 |As vendas do comércio varejista ampliado de Sergipe registraram alta de 1,6% em outubro de 2025, na comparação com setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Observatório da Indústria do Sistema FIES. O levantamento tem como base a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e utiliza a série com ajuste sazonal, que permite comparações mais uniformes ao longo dos meses.
Apesar do avanço mensal, o setor apresentou leve retração de 0,6% quando comparado a outubro de 2024. No acumulado dos últimos 12 meses, entretanto, o comércio ampliado voltou ao campo positivo, com crescimento de 0,2% no volume de vendas. O comércio varejista ampliado reúne as atividades do varejo restrito, além de segmentos como material de construção e o comércio de veículos, motos, peças e partes.
A receita nominal do comércio ampliado também apresentou desempenho positivo na comparação mensal, com aumento de 0,7% em outubro frente a setembro. Em relação ao mesmo período de 2024, o crescimento foi de 2,9%. Considerando os últimos doze meses, a receita acumulada registrou alta de 3,9%.
Varejo restrito mantém ritmo de recuperação
No segmento do varejo restrito, que exclui veículos e material de construção, o desempenho também foi favorável. As vendas apresentaram crescimento de 0,9% em outubro, na comparação com setembro, de acordo com a série com ajuste sazonal. A receita nominal do setor subiu 1,3% no mesmo período.
Na comparação com outubro de 2024, o varejo restrito avançou 1,4% no volume de vendas e registrou um aumento mais expressivo na receita nominal, que cresceu 5,0%.
O acumulado dos últimos doze meses reforça a tendência de estabilidade com leve crescimento: o setor somou alta de 1,6% no volume de vendas e de 5,0% na receita nominal.
