Comunicadores fazem ato no Pré-caju
Cotidiano 19/01/2013 21h36 |Por Elisângela Valença
Ao som de John Negão e em cima de um minitrio, jornalistas e radialistas de Sergipe fizeram um ato inusitado na noite de hoje, 19. Eles entraram no circuito do Pré-caju para, mais uma vez, cobrar do patronato o fechamento da negociação salarial 2012/2013.
“Nossa data-base é maio. Já estamos num novo ano, nos aproximando de uma nova negociação e nem conseg
imos encerrar a anterior”, disse Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sterts).
A convenção coletiva de 2012/2013 foi apresentada pelos jornalistas e radialistas em fevereiro do ano passado. Foi pedido um reajuste salarial de 20%, sendo 6% de reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 14% de ganho real, além de outras cláusulas sociais, como plano de saúde, ticket alimentação, entre outros.
“Nas conversas que tivemos com o sindicato patronal, eles nem sequer querem discutir as cláusulas sociais, dizem que se mantém tudo como está e querem apenas negociar valores salariais”, explicou Caroline Rejane, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE).
Ao longo de 2012, os trabalhadores foram flexíveis nas negociações e hoje negociam três pontos: 8% de reajuste, piso salarial de R$ 750 para os trabalhadores de empresas de comunicação que não são jornalistas ou radialistas e escala de plantão definida e publicizada com antecedência de pelo menos 30 dias.
“Como sempre, quem acaba cedendo é o trabalhador e, mesmo assim, a negociação de 2012/2013 já vai fazer um ano e não conseguimos fechá-la”, disse Cabral. “Algumas empresas já até deram 6% de reajuste, mas precisamos avançar”, disse Caroline.
O ato contou com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e Sergipe (CTB-SE), Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT-SE), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) e Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco).


Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda

Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping

Denúncias anônimas ajudaram a polícia identificar a mulher, que foi presa em flagrante