Conselheiros de Saúde se reúnem em plenária
Cotidiano 07/02/2013 17h36 |Por Adriana Meneses
Desde o início da manhã dessa quinta-feira (07), aproximadamente 350 conselheiros de saúde dos 75 municípios sergipanos se reuniram no Iate Clube de Aracaju com o intuito de participar da Segunda Plenária Estadual de Conselheiros de Saúde, onde temas relacionados ao Sistema Único de Saúde foram debatidos.
De acordo com o coordenador de gestão e estratégica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), José Dias Júnior (foto ao lado), o evento tem grande importância para o público participante, já que os temas debatidos poderão ser usados no dia-a-dia nos seus respectivos locais de trabalho. “É importante que os conselheiros estejam atualizados sobre todos os programas do SUS para que possam fazer um trabalho cada vez melhor nas suas comunidades”, disse.
No período da manhã foram debatidos temas como a Judicialização no SUS; o programa de inclusão digital, onde todos os conselheiros estão incluídos digitalmente com computadores e acesso à internet, tudo doado pelo Ministério da Saúde e monitorado pela Secretaria de Estado de Saúde; e a atualização desses conselheiros através do Canal Saúde, que já disponibilizou a 36 municípios televisores de 32 polegadas para acompanhamento de uma programação especifica para profissionais de saúde.
Nos trabalhos realizados no período da tarde, o deputado federal Rogério Carvalho (PT) (foto ao lado) falou para os participantes da plenária sobre a importância da Lei complementar 141/2012 que trata sobre o valor mínimo e normas de cálculo do montante mínimo a ser aplicado, anualmente, pela União em ações e serviços públicos de saúde.
“A importância é vital. Defendo sempre mais investimentos para o SUS, que é um direito garantido a todo cidadão brasileiro na constituição, independente da classe social. Precisamos de mais recursos para a construção de hospitais, clínicas e para contratar mais profissionais. Precisamos dobrar os gastos com a saúde e cada ente federado precisa entender sua função e garantir esse direito que é um dever do governo”, colocou Rogério Carvalho.
No final do evento, os conselheiros formaram chapas para a eleição do novo coordenador do Conselho de Saúde de Sergipe. Até o fechamento dessa matéria, o resultado não tinha sido divulgado.


Infrações refletem em acidentes graves e atendimentos complexos no Huse

Acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (22), no povoado Tanque

Temperaturas variam entre 22°C e 29°C, com umidade de 55% a 80%

Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria