Conselho de Saúde de Japaratuba debate quer seleção de novos membros
Cotidiano 26/02/2013 17h09 |O Conselho Municipal de Saúde de Japaratuba, município localizado no norte do estado, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 25, em sua própria sede, localizada no Sesp, para colocar mais uma pauta em discussão.
O assunto que norteou o encontro foi a composição do próprio conselho, que segundo o secretário do órgão, Genilton Araújo Santos, precisará passar por ajustes. “Há uma vacância com relação aos funcionários da Saúde no conselho e precisamos preencher essas vagas”, explicou o secretário dando detalhes.
“É sabido que o conselho é composto por representantes do governo municipal, dos prestadores de serviço, profissionais da saúde e usuários. Justamente os 50% que compete a gestão pública, faltam componentes. Resolvemos debater o assunto para agendarmos brevemente um fórum onde serão eleitos os novos membros”, esclareceu Genilton.
Segundo o secretário do Conselho Municipal, as pessoas que deverão ser escolhidas para participar do órgão, de forma voluntária, devem estar diretamente envolvidas com a população. “Não existe separação partidária. Quem se candidata é porque quer ajudar sua comunidade. São pessoas escolhidas por delegados, também eleitos por meio de conferência”, destacou.
Outro ponto debatido durante a reunião, segundo Genilton, foi a função do conselho junto a sociedade. “O CMS é o meio oficial para a população reivindicar, questionar e colaborar com a Saúde.É um órgão permanente e deliberativo cuja atividade visa à formulação de estratégias e o controle de execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros”.
“Os interesses devem estar voltados para ajudar e não prejudicar. Até porque, o Conselho Municipal é o maior aliado da Saúde. Se um não trabalha em prol do outro, as coisas não andam. Nos reunimos mensalmente para discutir o que é de interesse da população e quadrimestralmente para avaliar os relatórios de gestão. Sempre, com o intuito de colaborar”, enfatiza Genilton.
O secretário ressaltou ainda que a participação dos japaratubenses nas reuniões do conselho é de suma importância para a ação do órgão junto à administração. “Pedimos que as pessoas tenham consciência da importância de se participar dos encontros. É através dos munícipes que adquirimos conhecimentos para fortalecer a Saúde e evoluir as medidas, modificando, positivamente, a pasta”, concluiu.
Fonte e Foto: Prefeitura de Japaratuba


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção