Conselho Nacional de Defesa Civil se reúne em Sergipe
Cotidiano 09/11/2012 20h34 |Por Míriam Donald
Para debater problemas da seca e desastres naturais no Brasil e no mundo, a exemplo da seca que o Nordeste enfrenta, o Conselho Nacional de Defesa Civil no Brasil realizou a III Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) durante esta quinta (07) e sexta-feira (08), em Aracaju (SE).
Durante o encontro foram discutidos os financiamentos para as Defesas Civis Estaduais e aquisição de equipamentos de resposta aos desastres, através da cooperação Brasil-Alemanha. Segundo o presidente do Congepdec, Roberto Rocha Guimarães, o maior objetivo da reunião foi fortalecer todo o trabalho da Defesa Civil no Brasil levantando de todas as formas possíveis as necessidades e também os problemas que enfrentam cada estado e, dessa forma, conseguir unificar os trabalhos da política nacional da defesa civil com os trabalhos do Conselho, uma vez que ele representa a institucionalidade do Governo Estadual Executivo no Brasil.
“Hoje nós podemos dizer que o trabalho de Defesa Civil no Brasil já tem uma significância mais majoritária que nos anos anteriores não tínhamos”, diz Roberto.
Experiente em desastres naturais, o técnico japonês Chiaki Kobayashi relatou experiências como o desastre ocorrido no Japão em março de 2011, ocasionado por um terremoto e seguido por tsunami. Para ele, apesar de não aparentar, no Brasil estão ocorrendo muitos desastres e há um número maior de ocorrências do que no Japão. “Nosso governo no Japão tem bastante interesse em colaborar com o Brasil. No ano passado foi solicitado ao governo federal a realização de um projeto conjunto com o governo do Japão para capacitação dos funcionários da área e agora neste ano esse projeto iniciou juntamente com o Ministério da Integração e Ministério da Integração”, explana.
Questionado sobre a reestruturação do Japão após os desastres, Chiaki afirmou ser muito parecido com o Brasil. Ele destaca que é bom ter uma lista preparada de emergência chamada de pré-condição de recuperação. “Estamos sugerindo isso para o Brasil para preparar um plano de reconstrução e também para preparar os lugares como abrigos e casas temporárias para pessoas afetadas.”


A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício

Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia