Consumidores devem ficar atentos na hora de comprar alimentos
Vigilância Sanitária dá dicas de como escolher e comprar sem riscos Cotidiano 20/02/2013 20h00 |Por Adriana Meneses
No momento das compras, muita gente acaba esquecendo a importância de se analisar minuciosamente o produto que se deseja adquirir. Não verifica a data de validade dos produtos, muito menos se as embalagens estão amassadas ou com rasgos. Esse descuido pode gerar muitas dores de cabeça.
A interdição da padaria/cozinha da loja dos supermercados Bompreço na Avenida Pedro Valadares, bairro Jardins, em Aracaju, onde a Vigilância Sanitária constatou diversas irregularidades como a venda de produtos com etiqueta de validade vencida/alterada ou produtos sem etiquetas de validade, além da falta de higiene no acondicionamento de alimentos e a precariedade nas instalações e equipamentos da cozinha, revela a importância de os consumidores ficarem atentos no momento das compras.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Britto, os consumidores dever adotar o hábito de inspecionar de forma minuciosa o que estão levando para casa. “Às vezes as pessoas, por falta de tempo ou costume, não percebem os problemas que podem estar levando para casa nos produtos e, dependendo da data de validade ou acondicionamento, eles podem gerar danos à saúde”, disse.
Ávio alerta que, na compra de qualquer alimento e, depois, no momento de seu consumo, é sempre importante verificar se ele apresenta modificação de cheiro, sabor, cor, aspecto ou consistência própria, o que indica alterações do produto e, consequentemente, riscos. No caso de produtos que necessitam de refrigeração, esses não podem estar fora do balcão frigorífico ou acima da "linha de segurança" por superlotação. “É imprescindível observar a data de validade e também em quanto tempo o produto deve ser consumido depois de aberto, mesmo sob refrigeração. E denunciar à Vigilância Sanitária o estabelecimento que está agindo com irregularidades”, afirmou.
Caso encontre alguma irregularidade nos supermercados ou em produtos comprados, Ávio Britto disse que a denúncia é de grande importância para que os consumidores possam ter os seus direitos respeitados. “Além das nossas fiscalizações constantes, é importante que a população também fiscalize, pois assim estaremos fazendo com que os estabelecimentos comerciais respeitem os consumidores e se adéquem ao que está descrito na Lei”.
As denúncias podem ser feitas por intermédio do telefone (79) 2106-9760.
Foto: ilustrativa


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção