Continuam celebrações à Nossa Senhora da Imaculada Conceição | F5 News - Sergipe Atualizado

Continuam celebrações à Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Cotidiano 07/12/2012 11h38 |


Por Fernanda Araujo

Continuam as celebrações para o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Os eventos que iniciaram no dia 29 de novembro nas Igrejas Católicas de Aracaju (SE) e de paróquias de várias cidades do estado prosseguem até amanhã (08), quando se comemora o reconhecimento da pureza de Maria, que, segundo a Bíblia, concebeu Jesus – o filho de Deus – ainda virgem.

Especialmente na véspera, esta sexta-feira (07), a Arquidiocese de Aracaju, localizada na Rua Olímpio Campos, centro, organiza uma missa solene a partir das 17h, com a celebração do Pe. Marcelo da Conceição Santos, cujo tema é “Creio na Vida Eterna”.

Já no dia festivo na Paróquia que leva o mesmo nome da santa, este sábado começará às 6h com a Alvorada Festiva. Às 6h15 será o ofício de Nossa Senhora da Conceição, às 7h a missa dos devotos com Dom Henrique Soares da Costa e às 9h30 outra missa com Dom José Palmeira Lessa. No período da tarde, às 15h, terá a apresentação da Orquestra Sinfônica Cotinguiba e às 16h30 os fiéis seguirão em procissão e terão a Santa Missa e a Benção do Santíssimo Sacramento

Conheça

Considerada a Rainha de todos os santos, a concepção sobre Maria como sendo imaculada, ou seja, sem pecado, passou por várias reflexões há vários séculos. Segundo o portal da Canção Nova, em muitos anos a Igreja Católica ocidental teve dificuldades em aceitar a Santíssima Virgem como isenta do pecado original, descrito no livro bíblico de Gênesis.

Foi em 1304 que o Papa Bento XI realizou uma assembleia de doutores da Teologia na Universidade de Paris, para falar sobre a questão. Dando a palavra ao franciscano João Dunus Escoto, ele afirmou que Deus preservou Maria do pecado original pelo destino de ser mãe de Jesus, antecipando-lhe os frutos da redenção. A doutrina da Imaculada Conceição foi introduzida no calendário romano e no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".

Fonte: Portal da Canção Nova

Matéria relacionada

Igrejas católicas iniciam celebrações à Nossa Senhora da Conceição

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/ Ilustrativa
21/09/2025  16h00 O perigoso elo entre obesidade e o câncer colorretal
Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino
BPRv/Divulgação
21/09/2025  12h17 Motorista morre após carro sair da pista e cair em ribanceira em Canindé
Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo
Marcos Rodrigues
21/09/2025  12h15 Concurso da Sefaz-SE: locais de prova já estão disponíveis
As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas
SSP/SE
20/09/2025  20h19 Radiopatrulha prende mulher com droga escondida dentro de saco de feijão
A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina
SSP/SE
20/09/2025  20h18 Polícia Civil prende investigado por tráfico de drogas em Propriá
Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado