Corpo de Bombeiros participa de simulado de acidente aéreo em Lagarto
Ação realizada pela UFS em Lagarto simulou queda de avião em área urbana e envolveu diversos órgãos ligados à segurança pública e à saúde Cotidiano 30/09/2025 14h24 |O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participou, na manhã desta segunda-feira (29), de um simulado de acidente aéreo com múltiplas vítimas, realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto. Essa foi a terceira e maior edição do simulado e envolveu vários órgãos, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, Instituto Médico Legal (IML) e Força Estadual de Saúde.
“A intenção é preparar a comunidade acadêmica, bem como a comunidade em geral, para o caso de um acidente aéreo, já que nós temos uma pista de pouso aqui em Lagarto. O Corpo de Bombeiros nos deu todo o apoio desde o início e tem uma importância fundamental diante de um acidente como esse. Além de realizar o resgate das vítimas é o primeiro a entrar na cena, deixando segura para que todos os demais envolvidos possam atuar”, afirmou a professora do Departamento de Educação e Saúde da UFS em Lagarto, Simone Cabral.
A simulação foi da queda de um avião em área urbana, atingindo uma residência e causando um incêndio. Além disso, a aeronave atingiu ainda um carro, uma moto e pedestres, gerando um total de 20 vítimas. Os bombeiros atuaram em diversas frentes no simulado, como combate a incêndio, busca e resgate de vítimas do incêndio, resgate de vítimas presas às ferragens do veículo, além do atendimento às demais vítimas envolvidas no acidente.
”Nós atuamos com cinco viaturas e 15 militares foram empregados. É muito importante para o Corpo de Bombeiros participar de simulados como esse, nesse tipo de cenário. Serve como um treinamento, além de promover a integração entre todos os órgãos envolvidos para dar a melhor resposta à sociedade quando for necessário”, afirmou o diretor Operacional Adjunto do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Douglas Morais.
Fonte: Ascom/CBMSE





