Crea divulga nota sobre acidente com trio elétrico em Socorro
Reunião discutirá novas normas e procedimentos para trios elétricos Cotidiano 14/02/2013 18h00 |Da Redação
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Sergipe divulgou nota sobre o acidente ocorrido no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro (SE), no último domingo (10), que matou duas crianças e deixou alguns feridos.
Segundo o Crea, é de responsabilidade do órgão regulamentar e fiscalizar o exercício profissional, exceto emitir laudos ou autorizações de funcionamento. Nesta sexta-feira (15), na Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea, acontecerá uma reunião extraordinária com os conselheiros regionais para produzir uma nota técnica sobre normas e procedimentos para trios elétricos.
Confira a nota:
Nota do Crea-SE sobre acidente com trio elétrico em Socorro
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe lamenta o acidente ocorrido em Nossa Senhora do Socorro, no domingo (10), e se solidariza com as famílias das vítimas.
Sobre o acidente, o Crea-SE informa que há em seus registros uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) referente ao trio elétrico envolvido, válida pelo período de 16/01/2013 a 16/07/2013.
O Crea-SE sugere que, a cada atividade, seja feita uma nova vistoria. Entretanto, “o profissional tem autonomia para atestar as condições de estruturas, equipamentos e veículos pelo período que considerar adequado. Por exemplo, os trios que vem de Salvador para o Pré-Caju são vistoriados lá, mas com o desgaste da viagem e ocasionais acidentes, a recomendação é que seja realizada nova vistoria em Aracaju”, explica o presidente do Conselho, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira.
Para analisar o que ocorreu, a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-SE realizará nesta sexta-feira (15) uma reunião extraordinária com os conselheiros regionais. O objetivo é produzir uma nota técnica sobre normas e procedimentos para trios elétricos, que serão apresentada ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ministério Público, Detran/SE e Associação Sergipana de Blocos e Trios. Dessa maneira, todas as entidades poderão refletir e contribuir para melhorar a segurança do cidadão.
Sobre a atuação do Crea-SE
É importante esclarecer que o Crea-SE é responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício profissional, de acordo com as leis 5.194/66 e 6.496/77. O Conselho não realiza vistorias nem emite laudos ou autorizações de funcionamento. Em suas visitas a empresas, obras ou serviços, o fiscal solicita a apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), um documento que registra a atividade técnica desenvolvida por profissional habilitado e registrado no Crea-SE.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Crea
Foto: Márcio Rocha/ F5 News
Matérias relacionadas
Menino de 12 anos morre atropelado por trio elétrico
Segundo menino atropelado por trio elétrico morre durante cirurgia


Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção

Homem é investigado por tocar adolescente sem consentimento durante trajeto

Acidente próximo à BR-101 mobilizou bombeiros, Samu e forças de trânsito; vítima foi levada ao Huse com dores na cabeça e pescoço

Com avaliação, todo corpo médico de Cirurgia Cardiovascular do hospital se torna credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Ação teve início após denúncia do MPF-SP sobre vídeo compartilhado em rede social