Hospital de Cirurgia sedia prova prática em Cirurgia Cardiovascular
Com avaliação, todo corpo médico de Cirurgia Cardiovascular do hospital se torna credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Cotidiano 23/09/2025 13h56 |Referência em alta complexidade cardiovascular em Sergipe e pioneiro em diversos procedimentos cardíacos, o Hospital de Cirurgia (HC) sediou, na última sexta-feira (19), a etapa prática da prova para obtenção do título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). O exame contou com a presença de grandes nomes da cirurgia cardíaca brasileira.
A candidata avaliada foi a cirurgiã cardiovascular Dra. Leila Nogueira Barros, que faz parte do corpo clínico do Cirurgia. Ela é formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 2017, e em Cirurgia Cardiovascular pela mesma instituição e é mestre em Cirurgia pela Santa Casa de São Paulo.
Prova demonstrativa
A prova para obtenção da qualificação é composta por duas etapas: uma teórica eliminatória e a prática, quando o candidato deve executar uma cirurgia de média ou alta complexidade com circulação extracorpórea.
Para a médica, o momento foi a consolidação de uma extensa preparação. “Sou cirurgiã cardiovascular e estou fazendo a prova de especialista. Hoje é a minha demonstração cirúrgica. Foi um longo caminho de preparação, que envolveu a Residência Médica, todo um período de estudo, prova teórica e, agora, a parte prática”, disse.
Centro de excelência
A escolha do Cirurgia para realização do exame reforça o papel do hospital como centro de excelência na formação e prática médica. Habilitado pelo Ministério da Saúde para procedimentos de alta complexidade cardiovascular, a instituição hospitalar conta com centro cirúrgico exclusivo para cirurgias do coração e, em 2024, realizou mais de 500 intervenções cardíacas.
Pioneirismo do Cirurgia
Supervisor da Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular do HC, Dr. José Teles de Mendonça, um dos principais nomes da cirurgia cardíaca em Sergipe e no Brasil, enfatizou a relevância da prova, bem como o legado histórico do hospital.
“Esse é um momento muito importante para o hospital e para a classe médica. O Cirurgia foi pioneiro nos programas de residência em Sergipe, tendo iniciado, em 1981, a primeira residência em cirurgia cardiovascular do estado. Já formamos em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular mais de 100 especialistas da mais alta qualidade. Como professor e cirurgião pioneiro deste programa, é uma grande alegria presenciar este momento”, declarou Dr. José Teles.
Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do HC, Dr. Roberto Cardoso enalteceu que, a partir da titulação de Dr. Leila Nogueira, todo o corpo médico de Cirurgia Cardiovascular do Hospital de Cirurgia é credenciado pela SBCCV. “É mais um avanço e mais uma grande importância para o Cirurgia, que, a partir dessa prova, terá todos os seus membros titulados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular”, frisou.
Fonte: Ascom/ Hospital Cirurgia





