Cromatógrafo vai permitir que exames complexos sejam feitos em Sergipe
Cotidiano 24/01/2013 09h45 |Profissionais do Instituto de Análises e Pesquisas Forense (IAPF) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) (foto) receberam de 14 a 18 de janeiro um treinamento de operação de cromatógrafo a gás (GC/MS) e desenvolvimento de métodos em área forense. O treinamento ocorreu nas instalações do IAPF e teve como objetivo orientar os servidores a utilizar as metodologias do aparelho, fundamentais na identificação de drogas, vítimas envenenadas, auxilando de forma determinante as investigações policiais.
De acordo com o coordenador de Toxicologia do IAPF, Nailson Melo, em cerca de 30 dias, os serviços proporcionados pelo equipamento estarão disponíveis em Sergipe, evitando que exames com drogas e em pessoas vítimas de substâncias psicotrópicas sejam feitos fora do Estado. A expectativa é que o cromatógrafo realize exame em drogas brutas apreendidas para constatar o tipo de entorpecente e quais foram as substâncias que formaram o produto ilícito.
Os exames serão feitos sempre a pedido de um delegado de polícia, que utilizará o laudo técnico para embasar um inquérito policial com provas de caráter científico. “O cromatógrafo vem se somar ao trabalho da SSP, pois a partir de seu pleno funcionamento vamos poder identificar as substâncias desconhecidas em uma pessoa que ingeriu 'chumbinho', por exemplo, e outras substâncias que vamos poder identificar a partir da análise do sangue”, destacou o diretor.
O aparelho já está instalado no primeiro andar do Instituto Médico Legal (IML) e seu pleno funcionamento se dará em alguns dias logo após a aquisição de reagentes e vidrarias indispensáveis ao funcionamento de um laboratório.
Além de Nailson Melo, participaram do curso o coordenador geral de Perícias, Adelino Lisboa, peritos criminais federais e estaduais e um professor da Universidade Federal de Sergipe.
Fonte: SSP


Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda

Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping