Curta-SE: atividade do SAMU será exibida no documentário ‘Vida 24h’
Cotidiano 18/09/2012 16h47 |Por Adriana Meneses
O internauta já passou por uma situação a qual teve que ser atendido pelo Sistema de Atendimento Móvel de Saúde (SAMU), ou até mesmo ligou para 192 na tentativa ajudar de alguém? Então, sabe como funciona o SAMU e quem são os responsáveis por salvar vida de centenas de pessoas diariamente em Sergipe? Que tal conhecer de perto essa equipe de profissionais e suas atividades? Para isso, basta assistir ao documentário “Vida 24h”, um dos concorrentes do Curta-SE 2012, que será exibido nessa terça-feira (18), às 19h, no Cinemark do Shopping Jardins.
De acordo com o calouro no Curta/SE, idealizador do documentário e condutor de viaturas do SAMU, Ricardo Pinho (foto), o tema da sua produção surgiu em virtude de sua paixão pela sua função no SAMU e pelas produções das mídias digitais. “É a primeira vez que participo do Curta-Se e estou muito feliz. Pensei em unir minha duas paixões e poder produzir um material que mostrasse para as pessoas como 'acontece' o atendimento nos quatro cantos de Sergipe e que, por vezes, é desconhecido pela maioria das pessoas” disse.
Ainda de acordo com Ricardo, as pessoas precisam ter a ideia de como é feito todo o atendimento e que os profissionais que estão ali para atender às centenas de chamadas diárias também manifestam sentimentos sejam eles de dor ou alegria. “Ter que acolher e atender as pessoas em um momento de sofrimento, onde por vezes elas estão com suas vidas no 'limite da existência', não é facil. Mas também quando o resgate acontece de forma positiva, podemos ver o quanto é gratificante para todos os envolvidos no atendimento’, salientou.
Para o condutor do SAMU, a experiência na produção do documentário foi primordial para seu crescimento pessoal e profissional. “O trabalho dos socorristas é difícil, nós podermos filmar este trabalho também não é fácil, mas quando estávamos em alguns atendimentos e pudemos ver a esperança estampada nos rostos das pessoas quando os socorristas chegavam para o atendimento, isso nos mostrava o verdadeiro valor do auxílio ao próximo.Agora queremos poder mostrar o resultado deste esforço para os telespectadores”, finalizou
Os interessados em assistir ao documentário ‘Vida 24h’ que concorre no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, podem trocar o ingresso 1quilo de alimento no Cinemark/Shopping Jardins. É importante lembrar que logo após a exibição você terá que dar uma ao trabalho que está concorrendo a premiações.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo