Defensoria Pública faz balanço e cobra ampliação do quadro
Cotidiano 14/12/2012 11h09 |Por Elisângela Valença
A Defensoria Pública de Sergipe reuniu a imprensa para apresentar o balanço do biênio 2011-2012. Entre os núcleos e setores especiais, a Defensoria fez 132.320 atendimentos em 2011 e 135.555 em 2012, totalizando 267.875 atendimentos no Estado de Sergipe.
“Mesmo com um quadro pequeno, defasado, conseguimos ter bons resultados. Mas precisamos ampliar nosso quadro para atender corretamente à população sergipana”, disse o defensor público geral, Raimundo Veiga. “Os defensores estão acumulando atividades e muitas cidades estão sem defensores, principalmente as mais distantes da capital”, completou.
O quadro da Defensoria Pública é de cem defensores, mesmo número de 1995. Atuando, estão 74 defensores públicos. O déficit vem de aposentadorias e cumprimento de outras atividades. “Temos um concurso em andamento, mas para cobrir as dezesseis vagas em aberto”, disse o defensor geral.
Segundo ele, o número ideal para um bom atendimento da Defensoria Pública em Sergipe é de 160 defensores. “Infelizmente, não temos a iniciativa de lei. Precisamos da sensibilidade do Governo do Estado para mandar projeto para a Assembleia Legislativa para ampliar o quadro da defensoria”, disse Raimundo Veiga, acrescentando que o governador Marcelo Déda reconhece necessidade e está estudando a viabilidade. “Sergipe conta com 147 juízes e 147 promotores públicos. Precisaríamos ter, pelo menos, o mesmo número de defensores. O ideal é que, para cada juiz, tenha-se dois defensores”, finalizou.


Vítima perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e não resistiu aos ferimentos

Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino

Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina