Defesa Civil fará I Simulado de Deslizamento em Encostas no Industrial
Há monitoramento nas 15 áreas sujeitas a desmoronamentos em Aracaju Cotidiano 04/05/2012 15h19 |Por Sílvio Oliveira
A Defesa Civil Federal estará realizando, neste sábado ( 5), a partir das 15h, o I Simulado de Deslizamento em Encostas em todos os estados do Nordeste. Em Sergipe, o treinamento acontecerá na encosta da rua Curitiba, no bairro Industrial, em Aracaju, e terá a interação de diversos órgãos do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju, a exemplo da Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codec), da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Aracaju (Comdec) e Deso.
O coordenador da Defesa Civil municipal de Aracaju, Nicanor Moura Neto, informou que a encosta da rua Curitiba foi escolhida por apresentar risco de deslizamento e, recentemente, apresentou desmoronamento na área. “Vamos treinar os moradores para que essas pessoas saibam como fazer se houve necessidade. Na rua Curitiba existe uma área de risco e na Duque de Caxias as pessoas constroem na encosta, em cima e em baixo ”, afirma.
Monitoramente
No mês de março, as Defesas Civis estadual e municipal se reuniram para definirem em conjunto um plano de monitoramente das áreas de risco da capital. As 15 áreas sujeitas a desmoronamento em Aracaju continuam sendo monitoradas permanentemente.
O período do alerta é sinalizado pela presença de chuvas esparsas e de volume intenso. Entre os itens da cautela que precisa ser adotada pelos órgãos estão a intensificação das vistorias aos pontos vulneráveis, cobrir com lonas terrenos em declives, corte de árvores de pequeno porte e ainda a desobstrução de canaletas para o eficiente escoamento da água.
Conforme Nicanor Neto, há pontos de riscos, principalmente nos bairros Cidade Nova, Industrial, Santo Antônio, Soledade, Lamarão, Santos Dumont e Santa Gleide.
O coordenador informou ainda que neste ano não houve nenhum chamamento por conta de chuva em Aracaju, apenas alagamentos. Segundo ele, a população tem que contribuir com a colocação do lixo em local adequado.


Gestões municipal e estadual unem esforços para minimizar impactos da falta de água em Aracaju

Semed adota medidas emergenciais e monitora situação para evitar prejuízo ao calendário

Comitê de Crise acompanha situação; equipes da Deso trabalham em reparo

Procuração digital oferece mais comodidade e contribui para modernização e eficiência do serviço público

Abastecimento de Aracaju, Socorro e Barra dos Coqueiros começa a ser retomado e deve estar normalizado até segunda-feira (15)