Descarte irregular de lixo compromete saúde da população | F5 News - Sergipe Atualizado

Descarte irregular de lixo compromete saúde da população
Cotidiano 19/02/2013 13h53 |


A existência de pontos clandestinos de lixo resulta na desvalorização do local e leva riscos à saúde dos moradores. A ação é considerada crime segundo a Lei Municipal 1.721/91, do Código de Limpeza Urbana e Atividades Correlatas, que determina: "É proibido lançar ou propiciar a colocação de lixo, entulhos, animais mortos em terrenos baldios ou em qualquer imóvel, edificado ou não, público ou privado, ou quaisquer outros locais não autorizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, ou que prejudiquem os serviços de limpeza urbana (...)".

O problema está na pauta diária de serviços da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio das ações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Em toda a cidade, cerca de 400 pontos de descarte irregular de lixo surgiram da falta de colaboração e de cidadania de alguns habitantes e de muitos carroceiros, que de modo constante jogam nas vias e logradouros públicos grandes quantidades de resíduos, tanto domésticos quanto provenientes de obras e reformas.

Para combater este grande volume de lixo e imprudência, a Emsurb utiliza diversos meios e equipes que poderiam estar realizando outros tipos de ações em benefício da própria população. "Utilizamos máquinas, agentes de limpeza e, diariamente, estamos na rua recolhendo os materiais descartados irregularmente pela população. A Prefeitura executa de forma efetiva a sua parte em relação à limpeza da cidade, mas cada cidadão também deve cooperar, evitando que o descarte irregular de lixo tenha continuidade. A coleta domiciliar é realizada em todos os bairros de Aracaju, não há necessidade de descartar o lixo em outro local que não seja em frente à própria residência no dia da coleta", enfatiza o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Roberto Gomes, ao lembrar que os detritos de obras e reformas devem ser recolhidos por empresas contratadas pelo responsável pela construção.

O gestor destaca, ainda, que vários pontos de lixo são desativados pela Emsurb e se transformam em áreas verdes. "Vários canteiros e jardins que hoje embelezam a cidade já foram pontos de lixo. Fazemos este tipo de intervenção para propiciar um cenário mais harmonioso e sadio para a localidade. Em 2013, iremos reforçar este serviço e traçar novas estratégias para combater e desativar outros pontos de lixo. Vale lembrar que a prática não afeta somente a população, mas também o meio ambiente", disse Roberto Gomes.

Canais de comunicação

Para reforçar o trabalho de limpeza, a Emsurb disponibiliza para a sociedade uma central de atendimento pelo telefone 0800 284 1300, além de outros meios de comunicação, como twitter (@emsurb), facebook (www.facebook.com.br/emsurb) e e-mail emsurb@aracaju.se.gov.br.

Mais Notícias de Cotidiano
SES/Reprodução
23/09/2025  17h56 Sergipe é pioneiro na capacitação para implantação de método contraceptivo
Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros
Sintese
23/09/2025  16h51 Samuel Carvalho reage a protesto do Sintese e chama ato de “desrespeito”
Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  16h38 Aracaju terá nova faculdade de Direito com foco em áreas emergentes
IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  14h37 Idoso de 87 anos é indiciado por zoofilia em Aracaju após vídeo
Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção
Polícia Cívil/Reprodução
23/09/2025  14h31 Polícia divulga foto do suspeito de importunação sexual em ônibus de Carira
Homem é investigado por tocar adolescente sem consentimento durante trajeto

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado