Devoção e fé à Nossa Senhora Aparecida marcam o 12 de outubro
Cotidiano 12/10/2012 07h50 |Por Fernanda Araujo
Devotos do Brasil param no dia 12 de outubro para professar a fé em Nossa Senhora Aparecida. A devoção à padroeira leva as pessoas a serem tocadas por um espírito de solidariedade, amor e união. Religiosos homenageiam com extensas celebrações, missas e novenas, que se tornaram tradições no país desde o descobrimento. Muitos esperançosos pela cura, emprego, melhoria de dias e de paz.
Em Sergipe, três paróquias são destinadas à sua adoração. As festas, antes da data, atraem milhares de fiéis de todos os lugares que saem de suas casas em procissões e longas caminhadas, no intuito de dedicar homenagens em demonstrações de gratidão e fé. No conjunto Bugio, no bairro Farolândia e no município de Nossa Senhora Aparecida, as novenas, procissões e romarias são tradições que crescem todos os anos.
Para Genessi Chagas, de 62 anos e devota há 30, o sentimento é de alegria por ainda estar viva para comemorar o dia em que a mãe de Jesus, assim considerada, foi encontrada por três pescadores. “A Nossa Senhora Aparecida é tudo pra mim, porque ela sempre ouviu as minhas preces, me ajudou nas horas difíceis e me socorreu quando estava doente. Só esses dias não são suficientes para celebrar o seu amor. Tenho muita fé nela”, afirma.
A devoção à santa ainda vai além de rezas e procissões. Para estes fiéis votos, promessas, jejum e louvores fazem parte do exercício da fé que atrai os olhos de Deus. Para ser devoto dela não há distinção de idade. A estudante de apenas 12 anos, Rebeca Farias, já conhece a história da santa e reconhece que ela é a grande intercessora dos mais necessitados. “Sempre rezo a ela e confio que ela vai me ajudar”, acredita Rebeca.
A alagoana Luciene Siqueira, que não era católica praticante, tornou-se devota da santa após se estabilizar em Aracaju. Para ela é sempre uma emoção comemorar o dia 12 de agosto. “Não precisa ter motivo para acreditar nela, é apenas ter fé. Ela é a mãe de Jesus e de todos nós. Ela nos transmite paz e amor. Tenho muita fé porque o próprio Deus confiou a ela o seu filho”, diz.
Devoção
Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 64,6% de católicos brasileiros, formando um grupo por volta de 120 milhões, entre eles, devotos a Nossa Senhora Aparecida. São aproximadamente 295 anos dedicados a devoção da santa, que por decreto do Papa Pio XI, em 16 de julho de 1930, proclamou-se a Virgem Aparecida como padroeira principal de todo o Brasil.
História
Foi em meados de 1717 que os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá (SP), para oferecer a melhor pescaria ao conde de Assumar – Dom Pedro de Almeida e Portugal (governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro). Ele iria passar pelo povoado a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG). Conta a lenda que após tentativas frustradas, os pescadores desceram o rio e chegaram ao Porto Iguaçu em 12 de outubro. João Alves retornou a lançar a rede ao rio e encontrou entre o amaranhado o corpo de uma imagem da santa feita de argila, mas sem a cabeça. Tornando a lançar a rede, os pescadores encontraram a cabeça. Eles envolveram a estátua em um lenço. A partir disso, os peixes começaram a chegar em abundância.
A imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso por 15 dias. A vizinhança começou a se reunir para rezar. Milagres, aparições e graças foram surgindo, e a fama da santa se espelhou por todo o país.
Imagem: novena de estudantes na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no conjunto Bugio, em comemoração ao dia 12 de agosto.
Fonte: Site Santuário Nacional - www.santuarionacional.com.br
Matéria Relacionada


Cremese denuncia descaso; prefeitura abre apuração sobre o caso

Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito